Água de Chuva – Captação e Armazenamento

A água pluvial ou simplesmente chuva com tratamentos simples é uma alternativa concreta para uso em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins e lavagens de carros, pisos e roupa, podendo ser adequada e levada a nível de potabilidade humana e animal.

Água de Chuva – Instalação da Cisterna: Como a cisterna é o principal custo do sistema, o cliente deve estar ciente da capacidade de armazenamento e avaliar se é o que precisa e em termos inclusive de área ocupada.


A SNatural tem sistemas de coleta e armazenamento de água de chuva:A cisterna se apresenta na forma de kit feito em plástico de engenharia reforçada (PEAD) com alta resistência química e mecânica, pré-montado com acoplamento de encaixe, pronto para uso e os módulos são projetados para transporte em container ou caminhão com facilidade de remoção e instalação.

Tanque-Cisterna
       
Tanque
(m3)
Diâmetro e Altura
(m)
Área
(m2)
2,1
1,6 x 1,2 m
9
3,3
2,6 x 1,8
10
6,0
2, x 3,3 m
19
10
2,35 x 2,55 m
23

Instalação das Cisternas:

A cisterna se apresenta na forma de kit feito em plástico de engenharia reforçada (PEAD) com alta resistência química e mecânica, pré-montado com acoplamento de encaixe, pronto para uso e os módulos são projetados para transporte em container ou caminhão com facilidade de remoção e instalação.
Instalação das Cisternas

Instalar os tanques respeitando as distâncias horizontais mínimas de 1,5 m de construções, limites de terreno, sumidouros, valas de infiltração e ramal predial de água; 3,0 m de árvores e de qualquer ponto de rede pública de abastecimento de água e 15,0 m de poços freáticos e de corpos de água de qualquer natureza.

É necessário checar a legislação municipal, regional e estadual que especificam condições diferentes das indicadas.

IMPORTANTE:

A profundidade da escavação será determinada pela altura dos tanques e pelo nível de chegada da água, que deverá chegar em nível superior ou igual à entrada no tanque. Outro aspecto importante na etapa de escavação é a análise do tipo de solo/terreno onde o tanque será instalado. A qualidade do solo e suas características de expansibilidade determinam o aterramento.

Fora os elementos imprescindíveis para o funcionamento e captação da água de chuva indicados acima, a cisterna tem seus equipamentos tradicionais incluídos para instalação.

Instalação das Cisternas

A CISTERNA para água de chuva é equipada com todos os acessórios necessários para o seu funcionamento adequado.

Instalação das Cisternas

Instalação do Filtro e Manutenção: Os coletores que descem das calhas são conectados nas entradas da água bruta do Filtro de Água de Chuva. Pode-se usar somente um lado ou fazer a entrada pelos dois lados. Se a área de telhado for superior a 100 m², a conexão deve ser feita pelos dois lados. O descarte das folhas e de parte da água deve ser direcionado para a rede de água pluvial (eventualmente, pode ser descartado no terreno para haver absorção pelo solo), e é realizado através da saída oposta à entrada de água filtrada para a cisterna.

Instalação das Cisternas

O filtro pode ser instalado tanto acima como abaixo do solo. Caso seja instalado abaixo do nível do solo, a base deverá ser sobre terra bem firme ou ser construído um nicho próprio para que este não afunde.

Como a borda superior fica rente ao solo, a tampa do filtro deve ficar bem fechada. A caixa para abrigar o filtro de água de chuva deve ter uma folga para as laterais variando entre 30 e 40 cm além das dimensões do filtro.

O elemento filtrante deve ser inspecionado e limpo regularmente. A freqüência necessária depende das condições do local. Recomendamos que seja de dois em dois meses antes da estação das chuvas, e mensalmente durante tal período, dado o grande fluxo de passagem de chuva.

Instalação do Filtro Istalação Filtros

Limpeza do elemento filtrante


Caso fique alto demais, a água suja passará por baixo do elemento para a cisterna.

Capacidade de vazão do sistema

O Filtro Água de Chuva tem capacidade para coleta de água de até 200 m² de área de telhado, com uma vazão de 9 litros por segundo (Estes valores podem variar em função da região de instalação).

Matéria-prima utilizada

O corpo do filtro, o freio d’água e o sifão/ladrão são fabricados em polietileno pelo sistema de rotomoldagem, e o elemento filtrante do Filtro de Água de Chuva é feito em aço inoxidável.

Maiores Informações no Manual de Instalação

Captação Água de Chuva
Água de Chuva
SNatural 1989-2011 | Tratamento de Água, Efluentes, Aquicultura e Paisagismo | Design JG
Voltar ao topo