Lavador De Gases – Biodigestores

Lavador De Gases

A aplicação principal deste equipamento, é a lavagem de gases produzidos no biodigestor dos excrementos de porco e cama de frango. O processo retira ate 95% do gás sulfídrico e com isto limitando o conteúdo no metano no máximo a 1,5%. Dos sistemas de lavagem de gases tipo gás sulfídrico que existem: sistema químico e sistema biológico, este lavador de gás  funciona com bactérias tipo Thiobacilus  Desulphovibrium, que metabolizam o gás sulfídrico (H2S) e expele enxofre molecular para ser retirado do sistema.

O lavador é constituído por um reservatório de água que contém um complexo enzimático degradativo dissovido que é bombeado e recirculado continuamente pela coluna de separação. O gás entra também na coluna, no contra fluxo da água, de forma ascendente, pelo recheio ou enchimento suporte-residência à fauna bacteriana (Thiobacilus desulphovibrium) que entra em íntimo contato com os gases a serem lavados (metabolizados). Neste processo a bactéria, se utiliza do gás dissolvido na água e no ambiente usando-o como fonte de energia para seu desenvolvimento.

Torre de Lavagem

Torre de Lavagem

Esquema de Torre de lavagem

O bio-lavador de gases é composto de dois cilindros de tubo de PVC rígido constituído por três subconjuntos principais: o tubo do lavador, o tubo secador de gás e os equipamentos periféricos que são a bomba hidráulica centrífuga auto-escorvante, de 1/3  HP,  220 volts, monofásica,  compressor de gás, especial para trabalho com gás metano e enxofre, válvulas e sistemas de comando.

Os gases, de forma ascendente entram num sub-conjunto espalhador que tem por finalidade pulverizar a água enviada pela bomba hidráulica de forma descendente e gravitacional. O gás é enviado pelo compressor formando um contra-fluxo entre o gás e água com a enzima. Finalmente o gás, já purificado abandona o tubo pela parte superior e sai do lavador sendo enviado ao sub-conjunto secador.

Este sistema de funcionamento é conhecido também como “stripping” de gases.

Biodigestores: gás insuflando os contentores

Biodigestores: gás insuflando os contentores

O Tubo secador é um tubo redondo que contém um mineral adsorvente de água.  O que tem como finalidade, secar o gás que passou através do lavador, para transformá-lo num gás combustível neutro de uso geral.

Finalmente, o gás metano purificado com até 1,5 % de gás sulfídrico, abandona o secador apto para uso como combustível.


Outros Produtos Oferecidos pela SNatural:




Desenhos e Fotos Meramente Ilustrativos
A SNatural reserva-se o direito de alterar as características de seus produtos sem aviso prévio
SNatural 1989-2011 | Tratamento de Água, Efluentes, Aquicultura e Paisagismo | Design JG
Voltar ao topo