Floculantes

Floculantes

Na floculação as partículas formam agregados, não confundir coagulação e floculação termos que implicam mecanismos diferentes. Na floculação se formam pontes entre partículas desestabilizadas ou as cargas se neutralizam para formar flocos.


Quando a floculação não ocorre há demora na sedimentação havendo necessidade de floculantes para melhorar a clarificação, filtração e as operações de centrifugação.

Grupos de floculantes

1) Minerais: a adsorção se da por neutralização de carga. É o exemplo da sílica ativada, certas argilas coloidais como a bentonita, e determinados hidróxidos metálicos com uma estrutura de polímeros como o Sulfato de alumínio, Cloreto férrico, etc..2) Naturais: são polímeros aniônicos, catiônicos ou não iônicos derivados do amido pregelatinizados de milho ou batata. Podem ser naturais ou tratados quimicamente para formar aminas aniônicas ou catiônicas. A utilização desta classe é importante na indústria de papel. Polissacarídeos como as gomas guar e os alginatos aniônicos são utilizados no tratamento de água potável. 3) Sintéticos: os polímeros de poliacrilamida são orgânicos, também chamados de polieletrólitos, são essencialmente lineares e solúveis em água com pesos moleculares que variam de algumas centenas de milhares a dez milhões ou mais.

São caracterizados pela carga elétrica que pode ser negativa (aniônica), positiva (catiônica) ou não iônica. Um floculante aniônico irá se atrair a cargas positivas como é o caso de sais e hidróxidos metálicos. Um floculante catiônico vai se ligar a cargas negativas como o silicone ou substâncias orgânicas, contudo a regra tem exceções e floculantes aniônicos podem flocular argilas eletronegativas. São os polímeros de uso mais comuns e os polieletrólitos são utilizados em sistemas de água e tratamento de águas residuais. Os polímeros estão disponíveis na forma de pós, líquidos e emulsões.

Preparo e Uso

• Água limpa deve ser usada para a diluição dos polímeros com temperatura entre 15 e 32 °C. • Evite águas de dureza elevada (> 300 ppm CaCO3), alcalinidade elevada (> 75 ppm), cloro residual acima de 2 ppm. • Depois de preparados, os polímeros diluídos não devem ser armazenadas por mais de 24 horas.

Diluições até à concentração adequada, normalmente mínimo de 10:1, deve sempre ser utilizado porque garante a dispersão adequada do polímero, no ponto de aplicação.

Enzima

Os polímeros são usados na disposição de lodo como espessantes e em processos de separação das águas residuais provenientes de fabricação de alimentos, álcool e celulose, usinas de tratamento de esgoto da cidade, a fábrica de cerveja, fabricação de açúcar, águas residuais com elevado teor de matéria orgânica, águas residuais da indústria têxtil e outras indústrias.


Pode ser usado como agente espessante, como acidificante em poços de petróleo e na fabricação de papel. Os polímeros aniônicos são usados para tratamento de água, mineração, industria de papel e outros. A poliacrilamida não-iônica é indicada quando o pH da água poluída é inferior a 7 como agente floculante e fazer a ponte de floculação das partículas em suspensão. É usado na purificação de águas municipais e é combinado com agentes floculantes inorgânicos haverá um efeito melhor para a eliminação de água.

Polímeros Secos

Polímeros Secos

Ambos os Polímeros catiônicos e aniônicos de alto peso molecular estão disponíveis em forma de pó. Estes produtos têm a vantagem de ser 100% concentrados o que pode minimizar os custos de transporte e manuseio. Muitas vezes os chamado olhos de peixe irão se formar abaixando a rentabilidade da aplicação.


Para evitar o problema a hidratação do pó deve ser uniforme. Entupimentos de válvulas e filtros resultam de polímeros indevidamente dissolvidos.

Lista de Produtos para Floculação

Produtos

Características

Usos

Vantagens

SNatural 8190

Embalagem de 216 kg ou bombona de 50kg.

Armazenamento de 12 meses máximo

Coagulante de carga positiva e negativa de alto peso molecular

Na clarificação de água e efluentes. Para romper emulsão de óleo em água e nos sistemas de clarificação de água e efluentes.

Elimina ou reduz o coagulante inorgânico; elimina ou reduz necessidade ajuste pH, resiste ao cloro; é efetivo em ampla faixa pH, aplicado puro sob forte agitação em ponto anterior à unidade.

Snatural 5642

Dosagem entre 0,025 e 0,05% aplicado em ponto de boa agitação.
Embalagem: bombonas e tambores;
Armazenamento de 12 meses máximo;

Polímero floculante catiônico

Usado para água industrial, efluentes e como auxiliar de filtração

No tratamento de efluentes:
Usado como clarificador primário e secundário, para aumentar o espessamento de lodo; melhorar a flotação e o funcionamento do leito de secagem; maior facilidade para desidratação de lodo, belt press, filtro a vácuo, centrifuga, filtro prensa, etc.., reduz custos na disposição do lodo (lodo mais compacto), menor tempo de decantação, menor custo com floculante, atua em ampla faixa de pH,

Snatural 5024

A solução é preparada na concentração de 0,5 % e a aplicação mediante injeção em ponto de boa mistura. Embalagem:bombonas ou tambores; Armazenamento Maximo - 12 meses.

Polímero floculante aniônico em emulsão de alto peso molecular

Usado na clarificação da água, como auxiliar de filtração, facilita a desidratação da lama em leito de secagem

Aumenta a eficiência de floculação; diminui o arraste de flocos para os filtros, melhora a qualidade da água tratada, permite aumentar a capacidade da água tratada da ETE ou ETA. Facilita a desidratação do lodo, aumenta a resistência dos flocos.

SNatural 8173 - Pó

Tem aprovação NSF padrão Internacional para uso em água potável.
Embalagem: saco de 25 kg

Polímero Floculante Aniônico Pó

Para remoção e sólidos suspensos, processos de clarificação de águas não tratadas, águas de lançamento ou formação de borra ou deságüe.

Melhora a clarificação da água, a velocidade de sedimentação dos flocos, melhor compactação do lodo

SNatural 1989-2011 | Tratamento de Água, Efluentes, Aquicultura e Paisagismo | Design JG
Voltar ao topo