Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Controle de Algas Verdes2018-07-30T09:49:21+00:00

Controle de Algas Verdes

Relatório de Teste de Laboratório

Identificação do problema: Presença de cloroplastos e algas verdes e a consequente turbidez na água, contaminando-a e atribuindo coloração esverdeada devido a presença de clorofila.

Situação Original (Amostra)

Objetivo: encontrar o polímero adequado para tratar esse tipo de infestação, bem como a dosagem ideal para o processo de floculação total na amostra.

Processo: Testes Qualitativos

1º Passo – Coleta da Amostra

Recolheu-se uma quantidade considerável de água encontrada no tanque com a presença dos cloroplastos e separou-se em copos descartáveis para realização dos testes.

Coleta da água contaminada e distribuição em copos plásticos

 

Após uma avaliação visual, foi observada a presença de coloração esverdeada, porém sem qualquer indício de partículas em suspensão.
Para mais, a água contaminada não possui odor característico.

2º Passo – Utilização do Produto Químico Inerte

De acordo com a composição da água encontrada no tanque, separaram-se seis produtos diferentes para que, a princípio, fossem testadas suas eficiências nesta água. Sob agitação, constatou-se que todos obtiveram sucesso de floculação, distinguindo-se apenas na característica final das algas e cloroplastos, ou seja, sua aglomeração; alguns formaram flóculos em dispersão, separados, enquanto que outros formaram flóculos maiores, reunindo-os como se fossem apenas um.

3° Passo – Determinação de dosagem

Utilizando-se uma pipeta volumétrica, realizou-se a adição dos polímeros SNX de 0,2mL em 0,2mL, com intuito de determinar a partir do valor observado, em qual ponto ocorre o processo de floculação. Todas as amostras foram submetidas ao mesmo tempo de agitação. Observou-se o mesmo resultado do primeiro teste, porém, alguns utilizando uma quantidade menor em relação a outros.

4° Passo – Repetição da determinação de dosagem

Realizou-se, anteriormente à adição do polímero nas amostras, a diluição em 10 vezes apenas naqueles que resultaram em uma melhor aglomeração de flóculos (SN4650 e SN4800), para verificar também a eficiência dos polímeros em outras concentrações, transformando de 0,5% a 0,05%.
Aplicou-se utilizando a mesma metodologia de 0,2mL em 0,2mL.
Anotaram-se os volumes encontrados e realizou-se a comparação.

5° Passo – Filtração

Montou-se o sistema de filtração utilizando a malha do tipo não-tecido, que estruturam alguns dos BAG’s para desaguamento de lodo (fabricados pela Síntese Natural Ambiente).

Submeteu-se a amostra com melhor resultado à filtração e observou-se a retenção total dos flóculos, bem como a passagem total da água límpida, sem qualquer turbidez aparente.

 

Resultados: Água após tratamento físico-químico completo

  • O SN4650 é o produto apresenta a melhor eficiência e resultados na remoção dos cloroplastos encontrados;
  • Observou-se que houve remoção total dos cloroplastos floculados com adição do produto químico inerte;
  • Não foram realizados testes para verificar os residuais de poliacrilamida presentes na água agora tratada;
  • Atentou-se ao fato de que, utilizando-se o SN4650 a 0,5%, o volume encontrado foi de 1mL para cada 150mL de água contaminada, enquanto que, utilizando-se o mesmo produto, porém a 0,05%, não foi necessário adicionar 10 vezes este valor; constatou-se o volume de 6mL a cada 150mL de água contaminada;
  • Recomendação: submeter à água final a um laudo analítico para verificar a concentração dos residuais de poliacrilamida, para verificar se existe a possbilidade de reaproveitamento da água no mesmo local, principalmente se existe a presença de peixes, devido a interação com suas guelras.

 

Ressalva: a Síntese Natural Ambiente reutiliza os copos plásticos, submetendo-os à limpeza para novos experimentos ou aplicações na oficina. A empresa visa a sustentabilidade como forma de contribuição para com o meio ambiente.


Principais Produtos SNatural, clique e confira:

?

  PRINCIPAIS PRODUTOS:  

  Aeração  

  ○ Filtros  

  ○ Produtos Químicos  

  ○ Ozônio  

  ○ Ultravioleta  

  ○ Flotadores  

  ○ Decantadores  

  ○ Separador Água-Óleo