Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Tratamento 2017-10-10T13:59:38+00:00

Controle de Derrames e Vazamentos de Petróleo e outros Óleos

Estatísticas da ONU indicam que vazamentos e derrames de óleo armazenado são a principal fonte de poluição na Europa. Produtos absorventes e de contenção de vazamentos e derramamentos de óleo e outros líquidos perigosos para o meio ambiente são importante fonte de controle desta poluição.

Derramamentos de óleo acontecem em condições sempre diferentes em corpos de água ou em terra.

Podem acontecer no mar, num rio ou lago, na superfície do solo, à beira mar, etc. Equipamentos mais comuns anti-derramamento de óleo: barreiras flutuantes, skimers, dispersantes, absorventes e adsorventes de óleo e os coagulantes.

1. Barreiras

 

As barreiras podem ser flutuantes ou físicas de superfície. As flutuantes são usadas na recolha de óleo na superfície da água, para contenção, desvio ou absorção posterior. As barreiras cercam a mancha e reduzem a sua propagação, protegem a entrada de portos ou de áreas biologicamente sensíveis ou para desviar o petróleo para uma área onde ele possa ser recuperado.

2. Skimers

Os Skimers removem o óleo sobrenadante com dispositivos mecânicos como bombas, sistemas de vácuo, cilindros rotatórios, escovas, etc.

A eficiência destes equipamentos depende das condições meteorológicas pois em água movimentada pode retirar água junto com o óleo. São normalmente usados em conjunto com barreiras flutuantes para reaproveitamento do óleo.

3. Dispersantes

Os dispersantes são em geral detergentes ou surfactantes que ajudam na dissolução da mancha de óleo em gotas menores. Removem o óleo da superfície da água fazendo-o entrar e na coluna de água, aumentando a rapidez de degradação biológica.

Estes dispersantes, ao remover o óleo da superfície da água, protegem pássaros, mamíferos marinhos, tartarugas e costas sensíveis. Dispersantes químicos não afundam o petróleo deixando-o em suspensão na coluna de água. Os dispersantes devem ser evitados em águas rasas costeiras, manguezais, pântanos, ou águas sobre os recifes de coral e das algas por sua eventual toxicidade.

4. Absorventes e Adsorventes

Materiais absorventes e adsorventes de óleo de diversos tipos são usados para absorver manchas de óleo em movimento. Depois de saturados tem que ser substituídos. Absorventes recuperam o óleo para dentro do material poroso e no caso de adsorventes o óleo adere à superfície. Exemplo de sorventes naturais: turfa, serragem e sintéticos são as mantas, almofadas e colchões de polipropileno, espuma de poliéster, poliestireno e poliuretano. São normalmente aplicados à mão e se recuperam com redes, ancinhos, etc. – quando saturados de óleo.

5. Coagulantes/Floculantes

O floculante pode ser usado sobre manchas e derrames de petróleo, óleos vegetais ou para aderir a superfícies como paredes, areias contaminadas, rochas e outras estruturas absorvendo a mancha de óleo das superfícies através de suas propriedades tensoativas. A aplicação é feita diretamente através de pulverização nas superfícies contaminadas e sua eficiência será ativada com o aumento da energia cinética do movimento das ondas do mar.

Os absorventes floculantes em pó , logo após a absorção pelo óleo, carregam o óleo vegetal ou mineal para o fundo do tanque, lago ou oceano. O processo pode demorar entre 30 a 40 minutos para absorver e coagular todo o óleo.

As moléculas do coagulante se juntam ao óleo reduzindo a tensão interfacial entre o óleo e a água, absorvendo o óleo. No fundo do corpo hídrico se promove uma dissolução e digestão lenta deste óleo na água sob ação de microorganismos sem causar maiores danos na superfície. Além de quebrar a massa de óleo em gotículas de óleo e glóbulos, aumenta a área de superfície do óleo emulsionado aumentando a oxidação biológica fazendo com que o óleo se degrade mais rapidamente do que o óleo que não tenha sido disperso. Os óleos podem ter composição e propriedades variadas, mas, em geral, para óleos minerais se recomenda o uso de coagulante OILFLOC M e para derrames de óleos vegetais o OILFLOC V.

6. Biorremediação

Biorremediação é o termo usado para descrever uma série de processos que podem ser usados para acelerar a biodegradação natural. Mais especificamente a bioestimulação com aplicação de nutrientes e a bio-aumentação ou semeadura com a adição de microrganismos especialmente selecionados para degradar petróleo. A biodegradação ocorre como resultado da oxidação de certos componentes do óleo por organismos como bactérias, fungos, algas unicelulares e protozoários. A taxa em que ocorre este processo natural é limitada por fatores como temperatura, níveis de microrganismos, nutrientes e oxigênio presente no ambiente imediato. Outros fatores como a composição química e a quantidade de intemperismo do óleo derramado também são importantes.

Embora biorremediação apresente uma boa imagem é um processo por vezes muito lento. A biorremediação não é adequada para a remoção de grandes quantidades de petróleo e só deve ser considerada quando a concentração de óleo é baixa como uma técnica de polimento final. O petróleo, como muitas substâncias naturais, irão se biodegradar após um período de tempo em compostos simples, como dióxido de carbono, água e biomassa.

Produtos e Usos

Os produtos SNatural destinam-se a conter vazamento de óleo em terra e na água, na proteção de áreas de preservação permanente, florestas, igarapés, rios, córregos e comunidades em geral

Absorventes e Adsorventes

Almofadas absorventes: Podem ser usadas para bloquear sistemas de drenagem, enxugar derramamentos em chão de fábricas, absorver óleos em áreas confinadas tais como reservatórios, compartimento de motores, tanques e pequenos canais. Possuímos nos tamanhos: 0,30X0, 40m, 0,23×0, 23m e 0,45×0, 45m.

Colchões absorventes: Recomendados no uso de grandes vazamentos para aumentar o poder de absorção pela maior área de contato com o óleo. Podem ser usados isolados ou em conjunto com barreiras absorvente, dotados de engates rápido para união.

Barreiras absorventes e Adsorventes:

Para conter e absorver derramamentos de óleo e combustíveis. Podem ser usadas em baías, portos, rios e lagoas, na proteção de áreas costeiras, margens de rios, cais, piers e foz de rios. A fácil união com engates rápidos possibilitam quaisquer comprimentos. Empuxo natural garante excelente flutuação. Baixo peso e fácil manuseio.

Consulte-nos sobre os diversos tamanhos

Barreiras de contenção

Construída em lona de PVC reforçado com alta resistência a ruptura, com emendas por processo de vulcanização tem acoplamentos tipo engates rápidos, construídos em alumínio. Consulte-nos, temos diversos tamanhos e modelos também fabricamos barreiras fixas.

Produtos Minerais e Vegetais em Pó para Remediação

Natural Remediação/Nutriente – Coadjuvante de remediação em solo – Resíduo vegetal tratado para absorver líquidos como óleos de corte, gorduras, água e outros líquidos. É inapropriado para líquidos agressivos. Absorve até 6 vezes seu próprio peso deixando os pisos secos e limpos. É mais leve que a argila calcinada e a terra diatomácea e pode ser incinerado produzindo baixo teor de cinzas.

Natural Adsorbente/Remediação – Absovente de Óleo em Água e Terra Absorvente e biocatalizador para remediação e adsorção de óleos e combustíveis derramados em terra ou ÁguaResíduo vegetal biodegradável; contém microorganismos naturais que degradam os óleos e combustíveis adsorvidos. Acelerar o processo de decomposição dos hidrocarbonetos derramados e seu uso imediato interrompe o lixiviamento para o subsolo. É incinerável com produção mínima de cinzas.

O uso em derramamentos de combustíveis, óleos e graxas é feito com aplicação direta no vazamento recente ou antigo no solo. Como resultado a área contaminada vai ficando mais clara e a vegetação voltará a ocupar a área em 4 a 6 semanas. Esta área deve ser mantida úmida durante 4 meses para os microorganismos fazerem efeito (bio-remediação). Para vazamentos de líquidos voláteis também aplique o produto diretamente suprimindo a emissão de VOC’s. Após aplicação deixe descansar por 12 horas antes de varrer. Dosagem de normalmente 15 kg/m3.

Natural Floc – OilFloc – O floculante pode ser usado sobre manchas e derrames de petróleo, oleos vegetais ou para aderir a superfícies como paredes, areia contaminadas, rochas e outras estruturas absorvendo a mancha de óleo das superfícies através de suas propriedades tensoativas. A aplicação é feita diretamente através de pulverização nas superfícies contaminadas e sua eficiência será ativada com o aumento da energia cinética do movimento das ondas do mar.