Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br

Filtração Piscicultura

Filtração Piscicultura 2017-06-26T08:59:50+00:00

Água em Tanques de Piscicultura

Filtração Mecânica de Água em Tanques de Piscicultura

Tal como o seu nome indica é um processo de separação (tipo coador), muito simples e o mais antigo dos processos de limpeza de águas. Cerca de 80% no mínimo, da poluição numa água de produção de peixes e camarões é causada pelas fezes e restos de ração, se o retirarmos da água ainda com consistência e não dissolvido na água, estamos reduzindo em grande parte os problemas de poluição da água e do tanque de produção.

Muitos equipamentos foram desenvolvidos para separar o material em suspensão, alguns mais eficientes que outros, mas basicamente todos esses equipamentos funcionam conforme o mesmo principio de coar partículas.

A retenção de partículas, de maior ou menor tamanho, segue a tendência de usar materiais plásticos inertes no meio aquático de alta eficácia filtrante, devendo tomar-se cuidado com o entupimento prematuro causado por sub-dimensionamento. Outros equipamentos mais sofisticados, atuam a altas pressões retendo materiais e partículas, mas dissolvendo outras.

A filtração por caixa suporte é uma das mais antigas idéias existentes no mercado. Trata-se de uma caixa (atualmente em plástico), que atua como contentor de um meio filtrante (ou mídia), habitualmente inerte ao meio aquático capaz de filtrar estes materiais groceiros. Deve apresentar capacidade de filtração elevada e de ser lavável e reutilizável por longo tempo.

Por uma questão de custos financeiros o mais barato destes equipamentos, tem sido uma simples caixa de plástico funcionando à pressão atmosférica e por gravidade, dispondo de uma tampa para evitar a proliferação de mosquitos e outros parasitas do sistema.

Processo: a água por limpar ou efluente, é despejada sobre a superfície do meio filtrante, passando através dele e deixando retido o material indesejado. Neste meio retentor de partículas, ficarão retidos os pedaços de matéria orgânica e outros materiais separados conforme o tamanho deles.

Como o material contaminante não é retirado da mídia filtrante no ato, desenvolver-se-ão bactérias da degradação orgânica entre elas as bactérias aeróbicas do tipo Pseudomonas e Nitrobacter entre outras que se alimentarão do material orgânico retido na mídia, metabolizando-o.

Produtos:

Deste modo, obtêm-se, por um lado: água limpa e transparente, apta para reuso e pelo outro lado matéria orgânica nitrificada, apta para seu uso como fertilizante orgânico.

Custos:

Este é um dos filtros mecânicos ou de partículas mais baratos existentes no mercado. Limitando seu valor comercial apenas: ao valor das caixas de água em Plástico; O valor do tipo de mídia filtrante, também em plástico; e algumas conexões hidráulicas (em plástico) com o objeto de servirem de conexões de entrada e saída de águas.

Obs.: “Colocar a lista de caixas e as vazões de filtração”