Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Filtros e Filtração 2017-10-16T15:33:22+00:00

Filtros e Filtração de Água

As águas contêm sais, sólidos em suspensão, microrganismos e detritos que devem ser retirados. Os filtros, em geral removem partículas e melhoram cor, odor e sabor.
A água potável deve apresentar aspecto límpido e transparente, não deve apresentar cheiro ou gosto objetável, não pode conter microrganismos que possam causar doenças ao ser humano e não deve conter substâncias em concentrações que possam causar prejuízo à saúde.

Nos tratamentos, a água pode sofrer desinfecção por radiação ultravioleta, redução de dureza ou abrandamento com a retirada de cálcio e magnésio; na aeração da água se provoca a precipitação do ferro e do manganês dissolvidos e, no caso da presença de gases, como o sulfito de hidrogênio (H2S), amônia, cloro, etc., se requer tratamentos especiais.
Na filtração é importante saber o tamanho das partículas: um filtro de areia funciona para partículas de 5 a 25 micra e acima, não vai retirar bactérias e vírus com tamanho entre 0,1 e 10 micra.

Há diversos tipos de filtros:

1) Tipo membrana e manga usados para baixas vazões e remover partículas maiores que 10 micra;
2) Tipo membrana e cartucho usados para baixas vazões e remover partículas de 1 mícron;
3) Carvão ativado para melhorar o gosto e odor da água, retirada de cloro, etc.;
4) Argilas podem retirar a amônia, metais pesados como cobre e mercúrio, odores, cloro, gostos desagradáveis, carga orgânica (DBO) e DQO, dureza, etc.;
5) Filtros de areia são usados para altas vazões e remoção de sedimentos de 25 micra e maior.

Filtração Profunda | Filtração Superficial | Filtração por Membrana

Principais Meios Filtrantes

Filtros SNaturalFiltros em PRFV

Filtros de Água Potável