Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Monitoramento de Trihalometanos em Estações de Tratamento de Água2018-10-15T12:43:09+00:00

Monitoramento de Trihalometanos em Estações de Tratamento de Água

Trihalometanos – os trihalometanos são subprodutos gerados do tratamento de água na reação do cloro usado na desinfecção que reage com compostos orgânicos existentes na água. Os trihalometanos são cancerígenos e trazem preocupação pela contaminação que pode acontecer em redes de abastecimento público, sendo importante o monitoramento e controle destes compostos mesmo em baixas concentrações.

Estações de Tratamento de Água

Estação de Tratamento de Água

Estação de Tratamento de Água

Os THM’s constituem um grupo de compostos orgânicos derivados do metano (CH4) em cuja molécula três de seus quatro átomos de hidrogênio foram substituídos por um igual número de átomos dos elementos halógenos (Cloro, Bromo e Iodo) e que são considerados cancerígenos. Os trihalometanos originam de matéria orgânica dissolvida que ocorre naturalmente na água, sobretudo da decomposição de materiais orgânicos bacterianos, algas e vegetais. Todos os precursores de THM’s possuem em sua composição estruturas aromáticas “ativadas”.

A reação de formação dos THM’s se inicia quando há o contato entre os reagentes (cloro e precursores) e pode continuar ocorrendo por muito tempo, enquanto houver reagente disponível.

Principais THM’s e níveis máximos pela Organização Mundial da Saúde – OMS

Níveis limite de THM’s em diversos países

 

 

Monitoramento

Equipamentos de monitoração são importantes para que garantam o controle destes contaminantes.

O MS2000 é baseado do princípio da Lei de Henry, que afirma que a quantidade de gás que se dissolve em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial desse gás. Significa que se você tiver um tanque fechado com uma proporção fixa de líquido e gás, após um determinado período, os componentes voláteis (no nosso caso, VOC: compostos orgânicos voláteis) atingirão um status de equilíbrio. Quando esse equilíbrio é atingido, a quantidade de moléculas de VOC’s na fase gasosa será proporcional à quantidade de moléculas de VOC’s na fase gasosa, assim poderá determinar a quantidade de moléculas de VOC’s na fase aquosa.

Vale ressaltar que tal medição depende das condições de temperatura e pressão. Os TRIHALOMETANOS são VOC’s.


Sistema MS2000 para Controle de Emissão de THM’s

 

 

 

 

 

 

 

 

Instalação de Sensores

Controle e Níveis de THM’s na Espanha – O governo anuncia obras para purificar o El Condado

 


“O chefe de governo da Espanha em Jaén reuniu-se recentemente com os prefeitos de El Condado pra dizer-lhe que o projeto não apresenta impasses, além do fato de resolver um problema comum naquela região: cerca de 18.000 pessoas de 13 aldeias (sete municípios e seis aldeias ou distritos) foram 25 dias sem consumir água potável de suas torneiras porque o que saiu teve um alto nível de trihalometanos (THM) que ultrapassou os limites legalmente sanitários permitidos”.

 

 

Ter dados em tempo real é essencial para melhorar a eficiência no uso da água

 

 

Em redes de abastecimento, esse controle é fundamental para não gerar riscos aos consumidores dessa água. Algumas redes pelo mundo (como o Canal de Isabel II) já possuem em sua instalação um sistema de monitoramento, visando aperfeiçoar essa distribuição. A medição e monitoramento inteligente da água oferecem uma ampla variedade de possibilidades para melhorar a eficiência no uso da água.

 


Principais Produtos SNatural, clique e confira:

?

  PRINCIPAIS PRODUTOS:  

  Aeração  

  ○ Filtros  

  ○ Produtos Químicos  

  ○ Ozônio  

  ○ Ultravioleta  

  ○ Flotadores  

  ○ Decantadores  

  ○ Separador Água-Óleo