Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Produção de Adubo Orgânico com Composteira2018-07-18T09:14:16+00:00

Produção de Adubo Orgânico com Composteira

  Composteira SNatural

O mesmo adubo orgânico vendido nas lojas de jardinagem pode ser obtido com 100% de pureza em sua casa, sem odores e sujeira, usando seu lixo orgânico misturado com resíduos de jardins, se colocados em composteiras especiais projetadas para manter a umidade, temperatura e aeração do composto.

 

No tanque de compostagem colocam-se as folhas, capins, cascas de frutas picadas, etc., umedece-se, fecha-se a comporta, gira-se a mistura, oxigena-se e como resultado, em algumas semanas, obtém-se o adubo orgânico. Um tanque de compostagem pode ajudá-lo a fazer um composto de boa qualidade em apenas 3 semanas

 

 

Produção de Composto

Bactérias de Compostagem

As Bactérias mesófilas e levedos naturais que decompõem resíduos vegetais em temperaturas de 21 a 32 graus C juntamente com as termofílicas que trabalham em temperaturas acima de 37 graus C, que matam quaisquer sementes indesejadas de ervas daninhas conferindo mais qualidade ao composto, já existem na natureza de qualquer lugar, entretanto se você quiser acelerar o processo de compostagem, você pode usar um coquetel de microrganismos naturais já formulados que acelera a decomposição. O coquetel de microrganismos benéficos é pulverizado no composto e começa a fermentar mais rapidamente. (Para maiores informações contate-nos sobre Biomax)

Para a compostagem aeróbia de resíduos use a composteira SNatural, um aparelho de operação simples, leve, resistente ao sol, seguro e limpo para a transformação microbiológica dos resíduos orgânicos em sua casa, em um adubo de excelente qualidade. O equipamento tem um funcionamento igual às composteiras industriais ideal para o treinamento dirigido a adultos e crianças para que possa ser feito em qualquer escala.

Resumo – Passos para a Compostagem

  • Instalação da composteira:

Coloque sua composteira em uma área onde receba luz solar. Menos calor significa maior tempo de processamento. No verão o processo é mais rápido.

  • Enchimento da composteira e Balanceamento dos materiais:

Guarde os restos verdes de cozinha picados na geladeira e assim que tiver a quantidade necessária para encher metade da metade do tanque coloque na composteira e adicione a mesma quantidade de compostos marrons tipo capins, jornais picados, serragem, folhas, etc. até preencher o tanque até à metade; Use uma mistura 50-50 de materiais verdes e marrons em sua composteira. (Consulte nosso manual) e uma boa circulação de oxigênio internamente; certifique-se dos níveis de umidade ao longo do processo bem como a temperatura inicial ideal perto de 55˚ C. Quando a composteira estiver cheia até à metade, pare de adicionar material e comece a compostagem; O ideal é preencher o tanque de uma vez, mas se você não tiver material suficiente continue adicionando ingredientes e vire o tanque normalmente; levará mais duas semanas para produzir o composto depois de adicionar o último lote de material; Aplique o coquetel de microrganismos para inocular

  • Manejo:

O ar e a umidade são distribuídos pela ação do tambor, criando condições ideais para uma rápida decomposição. Os nutrientes são retidos dentro do recipiente e não são lixiviados no solo enquanto os vermes são eliminados; Vire o tanque 3 a 4 vezes a cada dois dias. O processo no tanque misturará o composto sem deixar aglomerar o material. Pare a composteira com a tampa para cima; Verifique o material a cada duas semanas para garantir que a pilha de composto não seque. Adicione água, se necessário o material deve estar úmido; Quando o composto terminar terá a consistência de solo argiloso pesado; Os primeiros 2 lotes vão demorar cerca de 5 a 7 semanas e a tendência depois é ser mais rápido passando a 4 semanas.

  • Uso do composto:

Quando o seu composto ficar castanho escuro e cor de “terra”, está pronto a ser utilizado e pode ser enterrado no jardim ou espalhado na superfície. Despeje o material de compostagem em um vagão, carrinho ou no solo e inicie outro lote. O adubo melhora fisicamente solos argilosos pesados e aumenta a capacidade de retenção de água dos solos arenosos.

Coleta e Armazenamento de Folhas para Compostagem:

Para coletar e armazenar seu resíduo orgânico marrom como folhas de arvores e arbustos, jornal e embalagens de papelão picado, grama cortada seca e outros materiais “marrons” celulósicos fornecedores de estrutura para aeração e de carbono, a SNatural desenvolveu um cesto resistente e durável, aerado e fácil de carregar e guardar quando não estiver em uso.

 


Principais Produtos SNatural, clique e confira:

?

  PRINCIPAIS PRODUTOS:  

  Aeração  

  ○ Filtros  

  ○ Produtos Químicos  

  ○ Ozônio  

  ○ Ultravioleta  

  ○ Flotadores  

  ○ Decantadores  

  ○ Separador Água-Óleo