Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br

Remoção de Gases

Remoção de Gases 2017-06-13T12:04:57+00:00

Remoção de Gases Contaminantes

Amônia, VOC´s, Radônio, Gás Carbônico (CO2) e BTEX

Os processos de remoção de nitrogênio da água são normalmente baseados na oxidação biológica (nitrificação – denitrificação). Outra opção para retirada do nitrogênio amoniacal, é a retirada por arraste com ar em torres de “stripping” (arraste) com pH controlado.

Em pH alcalino o íon amônio (NH4+) se converte em amoníaco (NH3) que é um gás solúvel em água, passível de extração e de arraste para a atmosfera.

O sistema de arraste ou “stripping” é semelhante aos utilizados para eliminação de gases; a água contamina é introduzida no topo da coluna e o ar injetado por baixo em contracorrente para “lavar” os gases dissolvidos na água. A eficiência depende da temperatura e da vazão de ar. As torres de arraste com ar (Air stripping towers) são eficientes para remoção de hidrocarbonetos em lençóis freáticos como os BTEX (Benzeno, Tolueno, Etil-benzeno e Xilenos) e outros solventes industriais.

As torres podem remover orgânicos voláteis e semi voláteis incluindo hidrocarbonetos clorados, MTBE, gás carbônico (CO2) e outros. Na eliminação de gás carbônico presente em águas a desmineralizar, reduz a alcalinidade, permite a utilização de menor volume de resina aniônica.

 

 

O “air stripping” ou arraste pode ainda ser usado em efluentes com organoclorados que a legislação fixa em 50 ppb como teor total máximo em águas a serem descartadas nos rios; indústrias de defensivos agrícolas onde suas águas residuárias normalmente apresentam alto teor de toxicidade e não biodegradáveis; purificação de águas contendo aromáticos, solventes, antibióticos, compostos orgânicos não biodegradáveis e gases odoríferos.

As torres de arraste (stripping air towers) estão disponíveis com diâmetros de 300 a 500 mm e tratam de 100 a 400 litros de água/hora. São fabricadas em PVC e recheadas com mídia de alta superfície de contato; Soprador; Dreno; Bico de distribuição da água; Bomba de recalque; Sistema de limpeza e verificação.