Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Resinas de Troca Iônica 2017-10-11T09:10:59+00:00

Abrandamento de Água – Resinas de Troca Iônica

Equipamento para Abrandamento de Água

Equipamento para Abrandamento de  Água

   O tratamento de água requer tratamentos e filtrações variadas. Alguns usos industriais exigem tratamentos mais completos como na indústria farmacêutica que demanda água de alta pureza e sem sais presentes (água desmineralizada ou desmi). Águas de caldeiras não podem ter cálcio e magnésio (dureza), que poderia entupir a tubulação. Para estas aplicações se desenvolveram as resinas de troca iônica (aniônica e catiônica) que retiram os íons da água.

Resinas de troca iônica têm aparência de grânulos que têm em sua estrutura radicais ácidos ou básicos passíveis de troca por outros íons em solução. Os íons positivos ou negativos fixos nestes radicais são substituídos pelos íons contaminantes na solução. A operação de troca iônica é a troca entre estes íons presentes (contaminantes) e íons sólidos presentes na resina.

Resinas Catiônicas de Ácido Forte

Resinas catiônicas de ácido forte trabalham em qualquer pH e separam todos os sais. É a resina para quase todas as aplicações de abrandamento de água e pode remover ferro e manganês.

Existem também as Resinas aniônicas de base forte e de base fraca, resinas quelantes, as resinas catiônicas e aniônicas fortes de leitos mistos que fazem polimento final da água desmineralizada, retêm os cátions e os ânions que passam pelo sistema de osmose reversa e podem garantir os limites de especificações da água para caldeiras.

Abrandador e Abrandamento de Água

Equipamentos utilizados para redução dos teores de cálcio e/ou magnésio em água dura. É um processo parcial de troca iônica, denominado de abrandamento, obtido quando a água bruta (potável) passa em um leito de resina catiônica forte. Os íons cálcio e magnésio solúveis na água, são retidos no grupamento do ácido sulfônico e os íons sódio, (Na+) da resina liberados para a água. Quando todos os íons sódio presos ao grupamento do ácido sulfônico foram trocados por cálcio e magnésio, a resina se encontra no estado saturado e necessita, então, ser regenerada.

Informações requeridas para dimensionamento (mg/litro): Origem da água, Pré-tratamento, Temperatura, pH, Sólidos dissolvidos, Condutividade, Dureza total, Alcalinidade total, Cálcio, Sílica solúvel, Magnésio, CO2 (livre), Sódio, Matéria Orgânica. Potássio, Sulfato, Fe2+, Nitrato, Mn2+, Fosfato, Bicarbonato, Carbonatos e Cloretos.

Filtros SNatural