Tratamento de Efluentes e Água com Separador de Água e Óleo

Tanques Separador de Água Óleo

Separador de Água e Óleo - PrismáticoSeparador de Água e Óleo ou simplesmente SAO, são usados para receber efluentes e águas contaminadas com óleos e graxas de áreas de manutenção, lavagem de veículos, máquinas em oficinas mecânicas, etc.. O separador de água e óleo empregam métodos físicos e trabalham por densidade, usando a tendência do óleo flutuar na água. Uma gota de óleo com 100 micra (0,1 mm) sobe na água a uma velocidade de 1,5 cm/min, entretanto, uma gota de 20 micra, demora 2 horas para percorrer a mesma distância. Para evitar que gotas menores sejam arrastadas pelo fluxo sem tratamento, se usam recheios coalescentes que capturam as gotas e as agregam em gotas maiores com maior velocidade de ascensão. Usam-se, para este efeito materiais óleofílicos tipo pratos inclinados corrugados e outros recheios às quais as gotinhas de óleo aderem quanto a água contaminada passa.

Caixas retentoras de óleo (separador de água e óleo) podem receber grande quantidade de areia e outros materiais inertes, é conveniente a desarenação como tratamento preliminar da água. Água residuária ou efluentes, provenientes de indústria petroquímica, que trabalham com separadores água e óleo de alto rendimento com tempo mínimo de detenção hidráulica de 10 minutos. O dimensionamento de um separador de água e óleo levará em conta, a qualidade da água efluente requerida, a vazão do efluente, a quantidade ou concentração de óleo no efluente, a densidade especifica dos produtos e a necessidade e quantidade de estocagem do óleo retido. O separador de água e óleo pode ser usado em aeroportos, instalações para lavagem e manutenção de veículos, ferrovias, estacionamentos e áreas de circulação intensa de veículos, áreas de manuseio e armazenamento de petróleo e similares.

Remoção de Óleo em Água com Separador de Água Óleo (SAO)

A linha SNatural de Separadores de água e óleo pode ser instalada na superfície do solo ou abaixo; tem uma operação com fluxo ascendente (de baixo para cima). As gotas de óleo ficam presas na mídia e só saem quando já se aglutinaram em grandes proporções de óleo; Por diferença de densidade o óleo aglutinado forma uma camada superior separando-se da água por falta de afinidade química.

Os Separadores de Água e Óleo (SAO), são formados por um a três tanques; No primeiro decantam-se os sólidos, no segundo promove-se o contato com a mídia. Este processo pode ocorrer também em apenas um tanque de maiores proporções.

O separador água óleo (SAO) atende as exigências dNBR 14.605 “Posto de Serviço – Sistema de drenagem oleosa”, NBR 14 063 Óleos e graxas – Processos de tratamento em efluentes de Mineração e do CONAMA 357, que limita em 20mg/litro a concentração máxima de óleos e graxas na saída das caixas. Construídos em polipropileno, são resistentes a produtos químicos agressivos e às intempéries (radiação UV).

Separador de Água e Óleo – Processo de Tratamento

Um Separador Água e Óleo comum é dividido num compartimento de recepção, que retém o lodo mais pesado e parte do óleo já separado, um segundo compartimento para contato entre o óleo e mídia coalescente, e, um último estágio, onde se faz a separação da água limpa no fundo do tanque e do óleo na superfície.
Águas com sedimentos (areia e argilas) diminuem a eficiência do SAO e devem ser removidos antecipadamente.

Os Separadores Água e Óleo (SAO) são usados para tratar águas contaminadas provenientes de:

  • Processo de Separação Água e óleoáreas de manutenção e lavagem de veículos e máquinas;
  • oficinas;
  • águas de lavagem de piso de fábrica;
  • aeroportos e ferrovias;
  • estacionamentos;
  • áreas de circulação de veículos, etc..
SAO - Mídia SNatural

SAO – Mídia SNatural

Para aumentar o tamanho das partículas oleosas, utiliza-se um meio coalescente (placas de polipropileno); as gotas de óleo aderem à superfície oleofilica e agrupam-se formando uma gota de maior diâmetro saindo do meio aquoso mais facilmente. Os sólidos e sujeira mais facilmente decantados sedimentam no primeiro tanque. Com utilização das placas coalescentes a velocidade de ascensão de uma gota é reduzida, até que atinja a superfície superior das placas e deslize para cima, a medida que coalesce com outras partículas.

Uma gota com 0,1 mm demora 12 vezes menos para ascender a uma mesma altura, em um corpo líquido, que uma gota de 0,02 mm.

Filtração de Resíduos por Bag Filtrante

Bag Geotêxtil para Filtração para tratamento preliminar: os tanques podem ser equipados com sacos de tecido para facilidade de descarte de resíduos como lodo ou areia, para garantia de melhor funcionamento.

Bag Geotêxtil para Separador de Água e Óleo

Modelos e Características do Separadores de Água Óleo

Principais Usos do Separador de Água e Óleo

  • Área de manutenção e lavagem de Veículos e máquinas;
  • Oficinas;
  • Águas de lavagem de piso de Indústria;
  • Aeroporto e Ferrovias;
  • Estacionamentos;
  • Áreas de Circulação de veículos e etc..

Funcionamento do Separador de Água Óleo em Estação de Tratamento de Efluente

Instalações de Separador de Água e Óleo da SNatural e Instalações Convencionais

Instalação SNatural

Instalação SNatural

Instalação SNatural

Instalação Convencional

Instalação Convencional