Separador Água – Óleo
Separadores água – óleo ou simplesmente os SAO, são usados para receber efluentes e águas contaminadas com óleos e graxas de áreas de manutenção, lavagem de veículos, máquinas em oficinas mecânicas, etc.. Os separadores água – óleo empregam métodos físicos e trabalham por densidade, usando a tendência do óleo flutuar na água. Uma gota de óleo com 100 micra (0,1 mm) sobe na água a uma velocidade de 1,5 cm/min, entretanto, uma gota de 20 micra, demora 2 horas para percorrer a mesma distância. Para evitar que gotas menores sejam arrastadas pelo fluxo sem tratamento, se usam recheios coalescentes que capturam as gotas e as agregam em gotas maiores com maior velocidade de ascensão. Usam-se, para este efeito materiais óleo-fílicos tipo pratos inclinados corrugados e outros recheios às quais as gotinhas de óleo aderem quanto a água contaminada passa.
Caixas retentoras de óleo (separadores água – óleo) podem receber grande quantidade de areia e outros materiais inertes, é conveniente a desarenação como tratamento preliminar da água. Águas residuárias ou efluentes, provenientes de indústria petroquímica, que trabalham com separadores água-óleo de alto rendimento com tempo mínimo de detenção hidráulica de 10 minutos. O dimensionamento de um separador água – óleo levará em conta, a qualidade da água efluente requerida, a vazão do efluente, a quantidade ou concentração de óleo no efluente, a densidade especifica dos produtos e a necessidade e quantidade de estocagem do óleo retido. O separador água – óleo pode ser usado em aeroportos, instalações para lavagem e manutenção de veículos, ferrovias, estacionamentos e áreas de circulação intensa de veículos, áreas de manuseio e armazenamento de petróleo e similares.
Remoção de Óleo em Água:
A linha SNatural de Separadores água-óleo pode ser instalada na superfície do solo ou abaixo e usam um meio coalescente resinoso modelo PS234; tem uma operação com fluxo ascendente (de baixo para cima). As gotas de óleo ficam presas na resina e só saem quando já se aglutinaram em grandes proporções de óleo; Por diferença de densidade o óleo aglutinado forma uma camada superior separando-se da água por falta de afinidade química.
Os separadores Água: Óleo (SAO), são formados por dois tanques iguais em volume; no primeiro se promove o contato mídia água:óleo e no segundo a drenagem do óleo já separado da água.
Modelos de Separadores Água – Óleo ( SAO )
Principais Produtos SNatural, clique e confira: