Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Desestratificação 2017-12-08T15:34:28+00:00

Desestratificação de Corpos de Água

Desestratificação Enzimática De Reservas Aquáticas

Os reservatórios hidráulicos ou açudes estacionários, qualquer que seja seu tamanho, sofrem diminuição de temperatura assim que aumenta a sua profundidade. Decrescendo da superfície até o fundo (onde se tem a menor temperatura) e onde não chega quase luz solar.

As diferentes camadas de temperaturas iguais chamam-se tecnicamente: “Estratos Térmicos”. Porém a Desestratificação nada mais é que o processo de eliminação dos extratos de temperatura, homogeneizando a massa aquática.

Se a desestratificação é feita com ar, chama-se Aeróbica; se a desestratificação é feita sem ar, chama-se Anaeróbica.

Qual A Diferença Entre Aeração Superficial E Profunda?

AERAÇÃO SUPERFICIAL: tal como o seu nome assim indica, é aquela feita na superfície aquática. Habitualmente com meios mecânicos, os que agitam a superfície aerando-a. Todos os equipamentos disponíveis no mercado são de baixa eficiência na transferência de oxigênio à água, e na desgaseficação.

AERAÇÃO PROFUNDA: é aquela realizada a grandes profundidades, com equipamentos especiais de elevados índices de transferência gasosa. Normalmente, superiores a 2,0 – [kg O2/kW x Hr], cuja profundidade de operação pode superar os 100 metros de coluna de água [m.c.a.].

A Aeração Controlará O Crescimento De Algas E Sementes?

Não. As células fotos-sintéticas para sintetizarem clorofila obtêm seu alimento da água e as sementes no fundo da região bêntica. A aeração, ainda que seja profunda, não possui nenhum efeito sobre o metabolismo clorofílico. Só favorece as reações de Oxidação / Redução dos organismos aeróbicos.

Como A Aeração Transfere Oxigênio À Água? Qual O Taxa De Transferência?

A maior transferência de oxigênio à água é feita pela pressão atmosférica do planeta, que faz pressão sobre a superfície aquática. Daqui a origem da fórmula da pressão: “definida pela força executada sobre a unidade de superfície”. Portanto: quanto maior pressão gasosa seja exercida sobre uma determinada superfície de água, maior quantidade de gases será transmitida na mesma área. Os equipamentos que permitem maiores índices de transferência e desestratificação, e, por consequência os mais eficazes, são as bombas hidráulicas tipo: Air-Lift cuja eficácia e qualidade dependem do fabricante, existindo no mercado equipamentos com eficiências superiores a 70%, os que podem transferir gases na faixa de 2 a 3 – [kg O2/kW x Hr].

A Aeração Melhorará A Qualidade Da Água E Sua Claridade?

Não só pelo fato de ter-se uma boa aeração ter-se-á uma boa qualidade de água. Na realidade, todos os reservatórios possuem diferentes tipos de água, devido às suas diferentes composições químicas.

Para se ter uma boa qualidade de água é necessário além da aeração, adicionar complexos enzimáticos que promovam a aceleração da Flocação da matéria orgânica, e que sejam compatíveis com o metabolismo das bactérias Nitrossomonas e Nitrobacter. As que realizam a oxidação/redução do Nitrogênio.

A água clareará, quando a matéria orgânica dissolvida nela e em suspensão coloidal, seja toda flocada, e os flocos retirados dela. Assim, é possível atingir profundidades de clareamento superiores a um metro, determinadas com disco Sechi.

Quanto Tempo Demorará A Aeração Em Limpar Um Açude?

É variável; depende da quantidade de matéria orgânica dissolvida na água mas, normalmente, os sistemas enzimáticos demoram como máximo 100 Hr em provocar a clarificação do reservatório. Isso, nos casos em que os índices de D.B.O.5, sejam superiores a 45.000 .- [ mgr/lt ], ou seja, efluentes extremamente carregados, como os dos criadores de porcos. Em condições de Carga Orgânica média a baixa de ordem 500 a 1.000 [mgr/Lt]), os tempos de retenção costumam ser menores, mas com a finalidade de se manter baixos índices de nutrientes (P, por exemplo), é conveniente manter a aeração sempre funcionando. (P< 5 [mgr/L].

Existem Geradores De Ar Comprimido Silenciosos?

Sim. Hoje é possível eliminar o ruído provocado por um compressor de ar, encaixotando-os numa cabine com isolamento acústico. Assim, é possível atingir níveis de ruído inferiores a 50 Decibéis.

Os Sistemas De Aeração Podem Funcionar Continuamente?

Sim. Todos os componentes estão especialmente projetados para funcionamento permanente. E os motores dos compressores de ar, especialmente selecionados com fator de serviço: f.s. = 1,15.- mínimo.

Nossas bombas destratificadoras podem funcionar por 5 anos ou mais, até o término de suas vidas úteis, sem qualquer manutenção. Nossas bombas Power-Lift, só dependem do fornecimento de ar comprimido suficiente para funcionar continuamente.

Sistema Destratificador Pode Funcionar No Inverno?

Sim, mas devem-se considerar dois conceitos diferentes inter relacionados:

Flocação enzimática: feita por um complexo enzimático orgânico biologicamente ativo chamado “Organiasa”; poderá atuar lentamente em temperaturas mais baixas da água o que aumentará os tempos de retenção dos efluentes, mas que se tornará novamente ativa quando aumente a temperatura na primavera seguinte.

Bombas Power-Lift: Fabricadas em aço inoxidável (para esta aplicação), não experimentam quaisquer alterações na sua vida útil, ou na sua eficiência, porém deve-se tomar especial cuidado com o tamanho do buraco de descarga hidráulico, o que não permanecerá congelado, devido ao movimento da massa aquática. O que permanecerá aberto enquanto a descarga da bomba esteja funcionando e que congelara rapidamente quando essa seja interrompida.

Quais São Os Custos De Manutenção Do Sistema Destratificador Enzimatico?

Eles estão sub divididos em duas Áreas:

MANUTENÇÃO DAS BOMBAS: Estão projetadas especialmente para não terem necessidade de manutenção até o fim de sua vida útil, ou a cada 5 anos. O que primeiro acontecer.

MANUTENÇÃO DO COMPRESSOR DE AR: do tipo radial. Normalmente, substituição dos filtros de ar a cada 6 meses (ou um ano) dependendo da sujeira do ar de alimentação. E, a cada 2 anos, substituição dos rolamentos, mais a limpeza geral do soprador.

Na desestratificação enzimática, o valor mensal do custo elétrico está condicionado pelo consumo elétrico do motor do compressor de ar, que é capaz de mover muitas bombas Power-Lift simultaneamente. Logo, um motor elétrico de 1 CV de potência consome 0,7 Kw de energia elétrica; um motor de 2 CV consome 1,4 Kw, e assim sucessivamente.

O valor do (Kw x Hr ) em leitura, é regulado pelo Organismo Estadual: Eletropaulo.

Pode-Se Usar Aeração Profunda ou De Superficie Em Lagoas De Criação De Trutas?

Sim, mas como as trutas têm por habitat águas frias ou subtropicais, vivem em ambientes oligotróficos (de baixo teor de nutrientes). Portanto, a aeração profunda bentonica feita pelas bombas Power-Lift, fará a melhor equalização da temperatura na lagoa, além de possuírem uma maior eficiência na transmissão de oxigênio e na dispersão gasosa. A aeração profunda elimina a estratificação térmica da lagoa.

Quanto Demora A Instalação Do Sistema?

O tempo de montagem é variável; depende do número de bombas Power-Lift por instalação. A instalação das mangueiras condutoras de ar é relativamente simples e rápida. Sómente a montagem das bombas necessita maiores cuidados para ancorá-las no lugar de funcionamento. A colocação do cabo de força elétrica é a parte mais difícil, devido a que normalmente o compressor de ar deve estar o mais perto possível da linha de força.

Qual É A Diferença Entre Montar 4 – 6 Ou 8 Bombas?

A quantidade de Oxigênio de uma bateria de bombas destratificadoras é projetada conforme a necessidade de oxigênio da região do Hipolimniom de uma lagoa. No caso da criação e engorda de peixes, nunca deve ser menor que 5,5 – [mgr/lt] de O2 dissolvido. A diferença está na quantidade de oxigênio transferida à água.

Como exemplo, uma bomba Power-Lift de 1 polegada de diâmetro por 1 m de altura, é capaz de descarregar 1,3. – [m3/Hr] de água, e é capaz de transferir 2,22 – [kg O2/Kw x hH]. As bombas projetam-se em função da vazão por deslocar e da quantidade de oxigênio por transferir desde o ar à água.

Como pode um Manifold de 4 Bombas Reguladas para Funcionar a 2,5 m. De Profundidade, Funcionar a 6 m de Profundidade?

As bombas Power-lift, como todas as bombas hidráulicas, possuem uma boca de sucção onde é admitida a massa d’água deslocada na descarga. Agora, pela lei de conservação das massas: “A massa hidráulica que entra na sucção da bomba, é igual à massa descarregada na descarga”. Criando deste modo uma pressão negativa na sucção, que fará a bomba “sugar” a maior profundidade que a projetada.

Podem as Bombas Power-Lift Sugar Matéria Orgânica do Fundo Benthal de uma Lagoa?

Podem, mas recordem que a desestratificação enzimática utiliza a adição da enzima: “Organiasa” que tendo um peso específico maior que a água, decanta acelerando a flocação do Bentos, permitindo a oxidação do Nitrogênio, proveniente do Amônia ionizado presente na água, a que será sugada pela bomba.

As bombas, além de serem equipamentos projetados para transferência de gases, servirão inicialmente como misturadoras da massa Bentônica com o sedimento orgânico dos enzimas. Permitindo assim, a flocação da matéria orgânica.

Flocos que, podem ser extraídos da lagoa (usados como adubo orgânico na lavoura agrícola), clareando a água.

Quantas Bombas deve-se usar numa Lagoa?

Como explicado, as bombas hidráulicas Power-Lift, projetam-se de acordo com o volume de água a destratificar, e conforme a quantidade de oxigênio por transferir à água.

Onde devem ser instaladas as Bombas na Lagoa?

Para se obter bons resultados, elas devem ser colocadas a uma medida fixa da beira da lagoa e em uma distribuição eqüidistante uma da outra, separadas o mais simetricamente possível umas das outras.

Consulte nosso departamento técnico, que poderá orientá-lo no projeto de instalação.

Pode-se Descarregar Ozônio (O3) No Sistema?

Pode. O Ozônio logo converter-se-á em oxigênio, o que é benéfico ao meio aquático. consulte nosso Departamento Técnico para a especificação do material das mangueiras de ar, que deve ser resistente ao Ozônio.

A rigor, as bombas Power-Lift podem funcionar com qualquer gás.

Se eu moro À Beira De Um Grande Lago, Posso Destratificar a Porção Que Pertence A Meu Terreno?

Pode, mas não deve fazê-lo pois a floculação enzimática, mais cedo ou mais tarde, será arrastada pela correnteza do lago para outras áreas adjacentes, e reagirá no substrato bêntico vizinho. Isso deveria realizá-lo o proprietário das águas em comum acordo.

Atividade Na Luz Solar:

Os microrganismos heterotrófagos são capazes de converter o carbono e hidrogênio que encontravam na água, fabricar amido e excretar oxigênio, gás que ao entrar em contato com a radiação ultravioleta emitida pelo Sol converte-se em Ozônio (O3) e com o passar do tempo foram formando um escudo (barragem) na atmosfera do planeta contra os raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

A barreira gasosa permitiu que os heterotrófagos evoluíssem ainda mais, desenvolvendo organelas intracelulares como Cloroplastos e Mitocôndrias. E foram especializando funções e tarefas nessas organelas, que deram origem aos primeiros Eucariotas e Dinoflagelados Fotossintéticos, que hoje em dia produzem mais de 90% do oxigênio (O2) disponível no planeta.

Atividade Independente Da Luz:

Os Cloroplastos especializaram-se no metabolismo clorofílico e as mitocôndrias especializaram-se no metabolismo da glicose do amido e sua larga cadeia de enlaces do ciclo do carbono, fabricando seu alimento celular.

Metabolismo:

Deste modo, tem-se (muito resumidamente) o processo metabólico de assimilação – excreção dos protozoários flagelados fotossintéticos, que excretam 21,0% do oxigênio de cada m3 de ar disponível na atmosfera.

Oxigênio Na Água:

Só 21% do ar é oxigênio na atmosfera e a água só é capaz de reter menos que 0,0001% de oxigênio, ou 10 – [mgr/Lt] nas melhores condições de pressão, temperatura, latitude e quantidade de poluentes.

A função dos protozoários fotossintéticos, onde se destacam os do grupo Euglenídeos, é fundamental devido à sua função de endosimbiontes de dupla conduta: animal = assimilativa e vegetal = fotossintética, respondendo por mais de 95% da geração de oxigênio da água. É um duro trabalho onde no final de seu ciclo ativo deixam a água limpa, cristalina, transparente, inodora e incolor, entrando finalmente num estado vegetativo recessivo, para começar novamente outro ciclo.

Os animais que mais sofrem as conseqüências da poluição aquática são os peixes, que morrem por excesso e por falta de Oxigênio, sendo o OXIGËNIO o parâmetro mais importante no equilíbrio metabólico aquático pois somente ele pode garantir o equilíbrio da vida na água. Garantir o equilíbrio da vida na água é garantir a vida equilibrada dos seres humanos também, os que são formados por 86% de água.

Por isto, o nível de oxigênio residual deve ser medido com instrumentos eletrônicos acurados, de alto grau de confiabilidade, não esquecendo que moramos num Planeta de água.


Principais Produtos SNatural, clique e confira:

?

  PRINCIPAIS PRODUTOS:  

  Aeração  

  ○ Filtros  

  ○ Produtos Químicos  

  ○ Ozônio  

  ○ Ultravioleta  

  ○ Flotadores  

  ○ Decantadores  

  ○ Separador Água-Óleo