Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Controle Turbidez 2017-12-08T15:37:13+00:00

Manutenção da Qualidade da Água em Tanques e Viveiros

Vida Aquática

                                               Vida Aquática

Tanques, lagos e rios com vida aquática acumulam matéria orgânica, nutrientes minerais, rações, dejetos, água de chuva e enxurradas, poluição humana, detergentes e efluentes industriais que lançam nitrogênio e fósforo na água ajudando na proliferação de algas que turvam a água, comprometem a própria vida aquática e alteram sua qualidade inviabilizando sua captação.
Há, conforme o caso, (2) maneiras de controlar o problema: (1) sedimentação natural e (2) sedimentação forçada com argilas.

(1) Sedimentação Natural com Natfloc

Condicionamento a Água para Tratamento. Os valores de pH, dureza total e alcalinidade da água devem frequentemente ser ajustados às necessidades dos habitantes desta água durante o tratamento.

A concentração inicial destes parâmetros é determinada através de técnicas analíticas simples como a espectrofotometria , pHmetria, condutividade, titulação etc.. A SNatural fornece o kit para análise dos parâmetros da água.

Principais parâmetros da Qualidade da Água

Amônia/Nitrogênio amoniacal está presente na forma ionizada (NH4 +) e na forma tóxica não ionizada (NH3). A amônia é gerada pela decomposição de alimentos não digeridos, fezes e urina dos peixes e pode acumular-se na água ou transformar-se em nitrito e/ou nitrato pela ação de bactérias aeróbias. A Amônia tóxica é estável em águas alcalinas e em águas ácidas seu efeito é bastante reduzido. A forma não ionizada mesmo em baixas concentrações pode ser fatal para os peixes. Afeta o sistema nervoso central reduzindo sua capacidade de consumir oxigênio e diminui sua resistência a doenças.

Nitrato: Nitrato, forma oxidada do nitrogênio, é formado durante os estágios finais da decomposição biológica. Um máximo de 10 ppm de nitrato (nitrogênio) é permissível em água potável, nos aquários a quantidade de nitratos aumenta rapidamente.

Nitrito: O Nitrito, um estado intermediário do ciclo do nitrogênio, é formado durante a decomposição da matéria orgânica. Concentrações até 0,1 mg/l são inofensivas, entretanto em concentrações entre 0,1 e 0,5 podem provocar danos a certas espécies de peixes.

Fósforo: Os fosfatos estão presentes na água devido a várias fontes, eles são nutrientes essenciais na formação dos ossos e ingredientes primários em fertilizantes, níveis muito elevados mas podem levar a uma proliferação abundante de algas.

Turbidez para vários tipos de água

pH: Os peixes vivem em uma determinada faixa de valor de pH. Em aquários de água doce onde vivem conjuntamente peixes de espécies diferentes, na maioria das vezes os valores de pH oscilam entre 5.5 e 7.5, em aquários de água salgada o pH fica entre 8.0 e 8.5.

Os peixes adoecem rapidamente quando o valor de pH é inferior 4.5 ou maior que 9.0.

Turbidez: Se um líquido contém substâncias sólidas não dissolvidas, a luz que atravessa o líquido fica em parte absorvida. A turbidez se deve a partículas em suspensão ou colóides: argilas, limo, terra finamente dividida, etc.. Os peixes adoecem rapidamente quando o valor de pH é inferior 4.5 ou maior que 9.0.

Tratamento Água SNatural

Para o controle da qualidade da água, os testes importantes são a análise de pH e a alcalinidade feita com kits de água:

Tratamento Água SNatural

Instruções para Tratamento da água com Natfloc

1) Medir a alcalinidade e o pH da água com o kit;
2) Elevar a alcalinidade para 120-150 ppm (mg/l) com Barrilha comum na proporção de 100 gr/m3 de água dependendo da alcalinidade original;
3) Após elevar a alcalinidade verificar se o pH esta entre 7,2 e 7,4 ideal para os peixes;
4) Com o pH entre 7,2 e 7,4 e alcalinidade entre 120 e 150 ppm colocar o Natfloc na proporção de 6 ml/m3 de água;
5) Manter a agitação constante da água no tanque para que o Natfloc entre em contato com a poluição e detritos;
6) Com 2-3 dias os resíduos tendem a flocular e decantar no fundo da lagoa e podem ser retirados com aspiração.

Etapas do Tratamento da água com Natfloc

O processo de tratamento é progressivo e pode demorar 30 dias dependendo do tamanho do tanque ou lago. Uma filtração adicional ou aspiração será necessária para remoção dos resíduos decantados.

(2) Argilas na Clarificação de Água de Lagos e Controle de Algas

Microrganismos podem aparecer devido a esta eutofização: a Karenia brevis, Heterosigma akashiwo, Aureococcus anophagefferens, Alexandrium tamarense, Karenia mikimotoi e outros.

O tratamento em áreas grandes como em represas, açudes, etc., a ocorrência e crescimento rápido de algas poderá ainda ser tratada com argilas especiais que aglomeram as algas levando-as ao fundo com ajuda de Natfloc.

 

Remoção de algas com argila (gr/m3)

Remoção de algas com argila (gr/m3)


Principais Produtos SNatural, clique e confira:

?

  PRINCIPAIS PRODUTOS:  

  Aeração  

  ○ Filtros  

  ○ Produtos Químicos  

  ○ Ozônio  

  ○ Ultravioleta  

  ○ Flotadores  

  ○ Decantadores  

  ○ Separador Água-Óleo