Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Injetores 2017-10-10T13:18:37+00:00

Aeração com Injetores

Matéria orgânica como folhas, fezes dos peixes, ração, animais mortos, etc., se concentra no fundo dos tanques e lagos onde entra em decomposição. As condições de decomposição são normalmente ácidas e e outros gases tóxicos que se acumulam produzem amônia tornando esta região do fundo inabitável para organismos aeróbios como o peixe e o camarão . Uma solução deste problema é a aeração das camadas mais profundas dos reservatórios impedindo a acumulação de lodo tóxico.

Uma técnica de fácil instalação utiliza uma bomba de água comum de baixo consumo conectada a um bico injetor de ar podendo incorporar até 11m³ de ar por hora por bico injetor, suficiente para até 100 tons de biomassa (peixe).

A aeração dobra a capacidade de criação de um tanque de 4 tons/ha para 8 tons/ha, entretanto, se houver acumulação de lodo no fundo e este vier à tona por qualquer motivo poderá haver mortandade total do lote.

Nas represas onde se pratica a criação em tanque rede tem-se observado em determinadas épocas do ano mortandades de peixe de uma hora para a outra sem grandes explicações. Acreditamos que a origem do problema se encontra na inversão das camadas do fundo conforme comentado. A técnica acima de remoção ou movimentação de lodo minimiza estas possíveis perdas. Para aeração e desestratificação de tanques ou lagos profundos se utilizam injetores com bombas submersíveis ou compressores de alta pressão.

Utilizando uma bomba de água comum conectada a um bico injetor (Venturi) de ar, pode-se incorporar até 11m³ de ar/hora por bico injetor.

O sistema de aeração não deixa acumular o lodo no fundo mantendo-o sob agitação oxidando-o rapidamente pelo oxigênio dissolvido. Todo o perfil de água passa a ser oxigenado aumentando o volume útil do tanque como um todo. Também evita as condições ácidas de fundo e inversões de camadas da água equalizando o corpo de água e acabando com odores. O funcionamento lança mão de uma bomba de água colocada na superfície ou dentro da água com uma bomba submersa e a aeração se faz com o Injetor conectado à mangueira de circulação de água vinda da bomba. O sistema de aeração com injetor pode ser usado com distribuição para vários tanques.

A aeração dobra a capacidade de depuração de uma lagoa e evita odores e mosquitos. Evita o acúmulo de lodo no fundo e seu apodrecimento com produção de odores.