Reator Biodisco – Tratamento de Esgotos e Efluentes

A tecnologia dos reatores biológicos aeróbios de biodisco é escolha de tratamento de esgotos e efluentes em todos os continentes. Desenvolvida na Alemanha na década de 60 é conhecida pela eficiência e robustez no tratamento de esgotos domésticos e efluentes. O sistema baseia-se na geração de biofilme sobre discos giratórios que digerem a carga orgânica continuamente. No Brasil foi objeto de estudo em universidades, monitorado e referenciado desde essa época.

Biodisco - Modelos de Reatores

Biodisco – Modelos de Reatores

O Reator de Biodisco da SNatural é desenhado para atender a todos os requisitos oficiais de eficiência de remoção de DBO (carga orgânica) e nitrogênio. Purifica esgotos e efluentes de pequenas e médias indústrias e de novas áreas urbanas. O efluente produzido pode ser reutilizado para irrigação ou lançamento em corpos de água. Otimiza o tempo de retenção de efluentes de alta carga orgânica e alcança 95% de remoção média de BOD5 sem dano ao meio ambiente.

O Biodisco SNatural funciona também para remover sólidos em suspensão (TSS) a níveis acima de 85%.

Reatores Biodisco - Funcionamento Interno

Reatores Biodisco – Funcionamento Interno

 

A estação é compacta, manutenção simples, baixo consumo de energia (2,3 KWh/mês/hab), silenciosa, não produz odores e automatizada.

É de fácil remoção ou mudança com acomodação em base de concreto. Pode ser enterrada ou de superfície e utiliza componentes e peças de mercado.

O operador tem um treinamento básico para acompanhamento e manutenção onde se encarregará de uma verificação visual diária, lubrificação e engraxe dos mancais do eixo e verificação do nível de óleo do redutor uma vez por mês.

Características do Biodisco

  • Preço competitivo
  • Construído para tratar efluentes de alta carga orgânica
  • Configuração Modular, Compacto e compatível com outras tecnologias.
  • Baixo consumo de energia: 20% menos que o lodo ativado e processos SBR.
  • Fácil instalação e manutenção.
  • Maior capacidade de absorção de produtos tóxicos que o lodo ativado.
  • Menor produção de lodo: 25% do lodo ativado.

Aplicações

Indústrias Alimentícias, Laticínios. Abatedouros, Processamento de Sucos, Embalagens, Lava-Rápidos, Esgotos de Obras temporárias, Substituição de sistemas antigos e obsoletos como fossas sépticas e tanques, Hotéis, Condomínios, Clubes, Shoppings, Escolas, Residências, etc..