Representação da Água no Planeta

        Representação da Água no Planeta

Chama-se poluição a toda e qualquer alteração física, química ou biológica do ar, água e solo que origine condições nocivas à saúde, à segurança e ao bem estar. É poluição tudo o que prejudicar a fauna e a flora, tudo o que altere a estética e tudo o que prejudique o uso humano destes recursos. A poluição pode ser de ordem microbiológica, originando doenças, ou originada por lançamento de compostos orgânicos e inorgânicos na natureza.

O problema da poluição da água é tão sério que dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, dão conta hoje que já 30% da população não tem acesso à água potável e que 40% vive sem saneamento básico. Em decorrência desta situação diarreias e malária causam a morte de 3 milhões de pessoas ao ano sendo 90% crianças com menos de cinco anos. O problema tende a se agravar com a crescente migração para os arredores das cidades sendo já 2 bilhões os residentes em favelas ou assentamentos irregulares.

Tabela de composição naturais de água doce e salgada

Observações: (1) Água de Chuva; (2) Água de Chuva; (3) Água do Rio Reno nos Alpes; (4) Rio em Rochas Graníticas; (5) Cachoeira em estação chuvosa; (6) Cachoeira em estação seca; (7) Água de Lago; (8) Água de subsolo; (9) Água de subsolo; (10) Água de subsolo; (11) Água de subsolo; (12) Água de Mar. SDT – Sólidos Dissolvidos Totais pH é a medida da acidez – um pH menor que 7 significa uma água ácida. (-) indica que o componente da água não foi detectado ou não foi analisado (~) aproximadamente.

Composição da Água Doce de Superfície e Subterrânea

Purificação de Água – Fundamentos

Purificação de água significa livrar a água de impurezas, contaminantes ou microrganismos. A purificação da água não é um processo unilateral e passa por muitas etapas determinadas pelo tipo e variedade de impurezas encontradas.
A decantação/separação física, por exemplo, separar os sólidos ou faz flutuar os óleos; vários processos físico-químicos de separação podem ser utilizados; microrganismos perigosos são removidos por cloração ou por Radiação Ultravioleta. Outros microrganismos, entretanto, podem ser usados para o tratamento da água porque convertem contaminantes em substancias inofensivas.

Compostos que Afetam Qualidades Organolépticas da Água

Principais Doenças por Água Poluída

Poluição por Compostos Orgânicos

Tratamento Biológico da Água

Quando bactérias aeróbias são usadas para purificar a água é preciso oxigenar o reator para que elas convertam os poluentes em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Quando bactérias anaeróbias são usadas, o oxigênio passa a ser um problema. Este tipo de bactéria além de dióxido de carbono e água, produz metano (CH4) em seus processos de degradação biológica.
Fertilizantes como os fosfatos podem ser removidos com a adição de outro produto químico, usualmente o ferro, para que a reação produza um sólido precipitável e possa ser retirado por filtração.

Compostos Adicionados à Água (Saneamento Municipal)

Parâmetros de monitoramento da qualidade da água

Coeficientes de Poluição Industrial – Efluentes

Cada efluente industrial, esgoto doméstico ou esgoto sanitário tem um índice de poluição usado como referência no dimensionamento do tratamento da água. Podemos dizer que algumas indústrias produzem potencialmente a seguinte poluição:

Indústrias e Potencial Poluidor

Poluição e Análise da Água

Remoção de amônia e conversão a nitratos é um pouco mais complicado e inclui tratamentos com bactérias aeróbias e anaeróbias em sequência. No processo aeróbio entram dois tipos de bactérias a Nitrossomonas e a Nitrobacter. Embora o nitrato não seja exatamente tóxico para a maioria dos peixes o incremento deste elemento pode chegar a níveis indesejáveis propiciando o desenvolvimento de algas verdes (cianofíceas). Para evitar o problema, o tratamento biológico deve continuar e transformar o nitrato em Nitrogênio gás (N2) para então retornar à atmosfera.