Tratamento de Água/Aeração – Peixe e Camarão 

Aeração – Aeradores – Criação De Peixes

A matéria orgânica, folhas, fezes dos peixes, ração, animais mortos, etc., se concentram no fundo dos tanques e lagos para se decompor. As condições de decomposição são normalmente anaeróbias e ácidas, produzem amônia e outros gases tóxicos que se acumulam no fundo do tanque (lodo) tornando-o inabitável para organismos aeróbios como o peixe e camarão.

Um dos principais problemas em aquicultura, piscicultura e criação de camarões deriva de uma migração deste lodo para as camadas mais superficiais da água, podendo matar os peixes.

amônia entra no sangue (hemoglobina) envenenando os animais. No caso do camarão é mais grave pois este já habita o fundo do tanque.

Tempestades fortes que produzam grandes entradas de água ou mesmo só o vento, são capazes de revolver o fundo de tanques, lago ou represas trazendo à superfície o lodo, com forte impacto no bem-estar dos peixes que são envenenados por esta água podre.

Lagos com equilibrada presença de algas (cianofíceas unicelulares e outras), detêm oxigênio durante o dia, mas durante a noite, estas mesmas plantas consomem todo o oxigênio produzido podendo deixar os animais com carência perigosa. Por este motivo os peixes costumam aparecer na superfície da água logo que o dia nasce, quando as condições de oxigênio são as piores.

Um lago natural apresenta vários habitats ao longo de seu perfil onde a água se caracteriza por temperatura, nível de oxidação, pH e penetração e luz que propicia ou não o desenvolvimento dos habitantes aquáticos.

Diferentes Habitats de um Lago Natural

oxigenação natural de lagos pelas microalgas cianofíceas e vento ocorre apenas na superfície entre 1 e 2 metros de profundidade caindo a praticamente zero após os 3 metros de profundidade.

Comparação Água Limpa com Água Salgada.

Comparação Água Limpa com Água Salgada.

Condições anóxicas (sem oxigênio) impedem o metabolismo dos peixes, matando-os. A falta de oxigênio também reduz a resistência a doenças e impede que o animal se alimente. Peixes comem 1-2% ao dia de seu peso produzindo fezes que geram amônia (NH3), gás sulfídrico (H2S), ácido carbônico (CO2) e outros produtos tóxicos na água. A presença de oxigênio evita estes problemas e permite aumento de lotação (biomassa).

A aeração de tanques permite uma maior produção de peixe e camarão, melhora a aparência dos lagos para prática de esportes e, a aeração aumenta a transparência da água, acaba com os odores e reduz a probabilidade de ocorrência de pragas e doenças relacionadas à água como a Dengue e Leptospirose. O tipo de aeração é determinado pelo tamanho do tanque/lago, pela quantidade de peixes (biomassa) e pela profundidade do tanque. O consumo de Oxigênio (O2) pelos peixes varia em função da espécie, da idade, da temperatura da água e da atividade dos peixesa aeração na criação de peixes aumenta a lotação média de peixes/hectare ou biomassa (kg/ha)Sampaio et alii (1997) para o Estado de São Paulo, sob manejos diversos, encontraram os seguintes resultados com aeração.

SNatural, especialista em aeração, trabalha com equipamentos de baixa manutenção e alta eficiência com , difusores e ar difuso.

Aeradores & Aeração

  • A Aeração para o tratamento de água e produção de peixe e camarão é feita de diversas maneiras, dependendo do caso:
  • Aeração para Tanques e Lagos de pequeno porte para produção de peixe e desestratificação de lagos;
  • Aeração Flutuante para explorações comerciais de peixe e camarão;
  • Aeração por Injeção de Ar para desestratificação, produção e recuperação e lagos.

indústria de tratamento de água desenvolveu vários tipos de Aeradores Mecânicos durante todo o século 20: os primeiros foram os de pás, depois os de injeção, tipo Venturi, e mais recentemente os difusores de membrana com sistema anti entupimento.

Sistema de Aeração SNatural utiliza aeradores de microbolhas tubulares ou planos com o dobro de eficiência em relação aos sistemas mecânicos de superfície tradicionais . Levantamento na indústria de saneamento onde têm aplicação generalizada.

Aeração por Ar Difuso

O sistema de ar difuso por membrana é uma evolução do sistema mecânico, se destaca pelo baixo consumo de energia (redução de 40%). É o sistema de escolha para tratamento de efluentes industriais e esgoto doméstico. O Ar Difuso é mais eficiente em termos de Aeração devido ao tamanho de bolha que produz e também devido à profundidade em que é injetado. Um tanque sem oxigenação durante a noite tem a tendência de reduzir muito a concentração de Oxigênio o que pode ser estressante para o peixe e mesmo letal.

Estudos na América Central e Brasil, com aeração em Tilápia, indicam níveis de biomassa em função da aeração intensiva

Aeração de Pequenos Tanques d’Água – Difusores

Para Lagos e Tanquesequipamentos flutuantes reúnem eficiência, robustez, economia de energia e facilidade de manuseio. Na aeração por ar difuso, os equipamentos se adaptam às necessidades: Para tanques rasos como os usados para piscicultura e carcinicultura (1- 2 m), se utilizam:

Sistemas de Aeração Flutuante – Aeração que vem do fundo

Aerador Aeromax FD de Fluxo Direcionado da SNatural tem 90 watts a 5 CV e mantêm em movimento toda a água de um tanque de 2 hectares/CV. Para a oxigenação de 10 tons de biomassa ou 1 hectare (10 000 m2) de lâmina de água se recomenda um Aerador Aeromax FD de 1 CV.

Este sistema de aeração para tanques de 2 m de profundidade média é um equipamento de alta eficiência de oxigenação (ar difuso) pois arrasta água “varreno” o fundo do viveiro evitando o acumulo do lodo.

O soprador está conectado a uma grade de difusores/aeração formado de 8 a 10 difusores planos/CV produzindo de 800 a 1000 litros de ar/minuto/CV na forma de bolhas de 1 a 2 mm que são rebatidas por uma parede dirigindo o fluxo para a frente, permitindo um tempo maior de contato com a água e aumentando a dissolução do ar na água. É um equipamento indicado para Pesque Pague, aeração de tanques rede em áreas de baixa circulação de água, criação de camarão, lagos ornamentais e outros. O sistema de ar difuso por membrana é uma evolução do sistema mecânico. Se destaca pelo baixo consumo de energia (redução de 40%), é o sistema de escolha para tratamento de efluentes industriais e esgoto doméstico.

Aeradores de Fluxo Dirigido Flutuantes:

Vídeos demonstrativo :

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept