Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Floculação e Filtração em Geobag2018-08-21T13:22:58+00:00

Coagulação – Floculação e Filtração em Geobag – Tratamento de Água

Relatório de Teste Nº: 1009 – DATA: 07/08/2018 Identificação da Empresa: Goiacás


Identificação do Problema

Lodo altamente concentrado com presença de sólidos em suspensão, atribuindo alta turbidez na água.

Objetivo

Remover a umidade presente em lodo ainda, através de filtração utilizando geobag’s, recolhendo essa água e destinando ao reuso.

 

Processo: Testes Qualitativos/ Testes Quantitativos

1º Passo – Coleta da Amostra

Coletou-se um volume conhecido equivalente a 400ml de mesma amostra original.

 

Observou-se a presença desde sólidos grosseiros a sólidos em suspensão em grande quantidade, tornando o lodo com característica argilosa.

2º Passo- Adição de Floculante

Separaram-se duas espécies de floculantes para identificar aquela que melhor interage com o a composição do lodo a ser tratado.

 

Sob agitação, observou-se que, os flóculos formados utilizando o Floculante A sãos considerados inconsistentes e por isso não adequado para filtração. Já os flóculos formados pelo Floculante B apresentaram resultados que se tornaram perceptíveis a olho nu.

 

identificou-se e optou-se por aquele que tornou os flóculos mais consistentes, de área superficial maior, facilitando assim uma posterior retenção na malha que compõe a estrutura do BAG.

 

 

Optou- se então por aquele que tornou os flóculos mais consistentes, de área superficial maior, facilitando assim uma posterior retenção na malha que compõe a estrutura do BAG.

3° Passo – Identificação da Dosagem do Polímero

Determinou-se a adição de Floculante a 0,5% de 0,5ml em 0,5ml, para verificar o ponto de floculação do efluente.

 

4° Passo – Identificação da Malha

A partir das condições encontradas do efluente após adição do floculante, optou-se por uma malha que funciona com essas características. Montou-se um sistema de filtração e submeteu-se todo efluente a passar pela malha do tipo tecido.

 

Resultado

Verificou-se que todo o lodo aglomerado ficou retido no BAG, passando pela malha apenas a água separada, equivalente a pouco mais de 200ml da amostra original.

 

 

Conclusões

  • Ao diluirmos o lodo com uma quantidade pequena de água, a floculação e até mesmo agitação tornaram-se melhores e mais eficientes;
  • A adição de floculante aumentou consideravelmente a taxa de filtração na malha do tipo tecido, além da melhora visível da condição da aglomeração das partículas;
  • A proporção utilizada foi para cada 400ml de solução original, utilizamos 1ml de floculante a 0,5%;
  • Houve uma passagem quase que desprezível de pequenos sólidos que não vieram a aglomerar, porém não comprometeram a qualidade final da filtração;
  • É possível submeter a amostra original à malha direto, porém, houve uma passagem maior de partículas, além de diminuir a taxa de filtração significativamente.


Principais Produtos SNatural, clique e confira:

?

  PRINCIPAIS PRODUTOS:  

  Aeração  

  ○ Filtros  

  ○ Produtos Químicos  

  ○ Ozônio  

  ○ Ultravioleta  

  ○ Flotadores  

  ○ Decantadores  

  ○ Separador Água-Óleo