Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Skimmer 2017-10-10T14:01:39+00:00

Flotação e Flotadores (Skimmer) – Tratamento de Água

A flotação no tratamento de água para criação de peixes, manutenção de transparência da água e retirada de odores, separa líquidos de sólidos e de substâncias oleaginosas. O principio de funcionamento é com nuvens de microbolhas de ar que arrastam asimpurezas em suspensão para a superfície. A flotação por ar dissolvido se faz com microbolhas com algumas micra ou com flotação por ar disperso, com bolhas maiores, a SNatural trabalha com os dois tipos. O flotador funciona por “captura” das impurezas fazendo-as flutuar. As microbolhas produzidas na câmara de flotação se prendem às partículas sólidas e óleos formando aglomerados que são carregados para a superfície. A espuma produzida na superfície é então retirada. Funciona para partículas com densidade semelhante ou pouco acima da água e óleos/graxas, entre 0,9 e 1,1 gr/cm3.

A flotação permite o controle e remoção de gases e odores da água: o oxigênio/ar fornecido ao liquido em flotação leva a oxigenação à saturação. Com a oxigenação obtemos um controle dos agentes de produção de odores (microorganismos) e dos gases dissolvidos no efluente.

A flotação/flotador da SNatural apresenta como resultado uma água de qualidade superior e pode ser usado para água doce ou salgada. Pode ser usado na remoção de gás carbônico (CO2), fósforo (P), nitrogênio e nitrato (N-NH4). Assegura maior estabilidade à qualidade da água, desenvolve ótimas condições de saúde e crescimento aos peixes.

Não existe necessidade de tratamento adicional depois da flotação, não se usam produtos químicos e a manutenção é inexistente. A eficiência do flotador ou “skimmer’ na remoção da “proteína” depende do numero de microbolhas geradas e de sua área superficial capaz de “atrair” a sujeira. O flotador SNatural regula o nível de oxigênio na água. Durante o processo de alimentação dos peixes e decomposição da matéria orgânica gerada, o nível de oxigênio na água é reduzido alterando o ambiente aquático de resultando em aumento de estresse e insalubridade. O flotador restaura o nível de oxigenação na água como parte do processo de produção de bolhas ao mesmo tempo que o flotador transforma a amônia em nitrito e nitrato antes mesmo da formação de bolhas.

O flotador remove a carga orgânica por oxidação via oxigênio dissolvido. O flotador é de fácil manutenção e pode “rodar” diversos meses sem interrupção ou cuidados. Como não tem partes moveis não apresenta problemas de desgaste. Água confinada em tanques de peixe, lagos e lagoas, contêm resíduos orgânicos e nutrientes que afetam a qualidade da água e só são notados no momento em que já atingiram níveis de descontrole. Alguns destes efeitos são: Aumento da presença de algas e outras plantas, Redução da transparência, Baixa resistência dos peixes, Perda de cor dos peixes, Odor e gosto desagradáveis na água.

Vários processos como os filtros biológicos, os filtros mecânicos ou químicos, etc., foram desenvolvidos para solucionar os problemas da criação de organismos aquáticos, mas os “skimmers” de proteínas permanecem a escolha de preferência para remoção de material orgânica da água. Os resíduos ou compostos orgânicos dissolvidos (COD) resultado da decomposição das plantas, fertilizantes, escamações de peixes e excretas semi degradadas são indesejáveis na água porque conduzem a menos oxigênio dissolvido, mais bactérias, algas e parasitas, Acúmulo de substâncias tóxicas para os peixes.

Estas condições afetam o crescimento e resistência dos peixes. Os flotadores ou “Skimmers” de proteína funcionam levando em conta que a maioria dos compostos orgânicos solubilizados (COD) têm propriedades bipolares: uma parte é atraída pelas bolhas e a outra pela água. A aeração da água restaura o balanço de oxigênio (O2), gás carbônico (CO2) e nitrogênio gás (N2) na água. A formação de espuma carrega os compostos orgânicos dissolvidos (COD).

Os flotadores ou “Skimmers” de proteína funcionam levando em conta que a maioria dos compostos orgânicos solubilizados (COD) têm propriedades bipolares: uma parte é atraída pelas bolhas e a outra pela água. A aeração da água restaura o balanço de oxigênio (O2), gás carbônico (CO2) e nitrogênio gás (N2) na água. A formação de espuma carrega os compostos orgânicos dissolvidos (COD).

Resultados: O flotador permite uma redução de 40% no nitrogênio total existente num tanque de peixes (30 m3 com 67 kg de biomassa e alimentação de 0,8 kg de ração por dia). Após 9 dias de operação com recirculação de 5 horas observam-se os seguintes resultados.

Informações Técnicas do Flotador (Skimmer)