Misturadores Estáticos para Mistura de Líquidos e Gases

O que é um Misturador Estático?

 

Um misturador estático é um dispositivo que é instalado diretamente na tubulação para misturar e dispersar diferentes fluidos através do princípio da energia presente no fluxo. Ele é composto por peças internas, como dispositivos de mistura, que promovem a redistribuição e separação dos fluidos. A energia para o misturador é fornecida por bombas instaladas anteriormente no sistema.

Os misturadores estáticos são equipamentos versáteis que podem ser utilizados em diversas aplicações no mercado, como mistura de gás de ozônio com água. Eles oferecem uma série de benefícios, incluindo resultados eficazes, custos reduzidos, baixa necessidade de manutenção, fácil instalação e segurança.

Misturador Estático SNatural

Área Interna do Misturador Estático

Eles são compostos por um tubo (corpo) e elementos fixos em seu interior, com geometria específica de acordo com o modelo do misturador. Esses equipamentos são inseridos em setores da tubulação onde os componentes a serem misturados fluem. Esse fluxo é mantido contínuo através da ação de bombas para líquidos ou sopradores para gases. Esses misturadores estáticos são eficientes tanto em misturas simples quanto em operações de transferência de calor e massa ou quando reações químicas estão envolvidas.

A substituição de equipamentos usuais por misturadores estáticos oferece uma vantagem significativa no custo-benefício, podendo chegar a 30% a 40%. Além disso, eles também ocupam menos espaço, pois dispensam o uso de tanques, e não requerem a presença de operadores ou a utilização de muitos sensores de fluxo e temperatura. A manutenção também é reduzida, pois não há desgaste de peças e componentes móveis.

Além disso, esses misturadores possuem a vantagem adicional de poderem agitar qualquer líquido corrosivo, pois tanto o corpo quanto o enchimento podem ser construídos com qualquer tipo de material. As partes móveis presentes internamente no misturador determinam o tipo de mistura e qual é a melhor opção de acordo com os componentes a serem misturados. Os tipos mais comuns de misturadores estáticos encontrados no mercado são:

Elementos Internos dos Misturadores Estáticos

Misturador Estático

Elemento SMX para Misturador Estático

Esse componente é utilizado em regime de fluxo laminar, em mistura de líquidos de alta viscosidade, mistura e dispersão de líquidos com viscosidades consideravelmente distintas e no controle de reação com pequeno tempo de residência. Permite mistura intensiva em pequenos comprimentos ou na menor capacidade volumétrica possível de misturador.

Misturador Estático

Elemento de Mistura tipo SMV

Esse tipo de estrutura interna é utilizado principalmente em regime de fluxo turbulento, em aplicações tipo: mistura de líquidos de baixa viscosidade, dispersão de líquidos imiscíveis, promover contato gases/líquidos para transferência de massa além de aplicações onde há necessidade de se misturar aditivos ou inibidores em fluxos líquidos ou gasosos.

Misturador Estático

Elemento de Mistura tipo SMF

Especialmente desenvolvido para misturas contendo sólidos (inclusive fibras), garantindo desempenho confiável e o não entupimento. Dentre outras aplicações, estão inclusas misturas de floculantes químicos em depósitos de borra, mistura de produtos químicos em suspensão para a indústria de papel ou pedaços de frutas em alimentos viscosos. Além disso, sólidos podem ser homogeneizados em linha por gravidade.

Para cada aplicação existe um modelo ideal de misturador estático. A SNatural produz uma linha completa de misturadores estáticos flangeados ou roscados (BSP ou NPT) em tamanhos que variam de ¾” a 36” de diâmetro. Os misturadores estáticos são projetados sob medida para cada aplicação em aço carbono e aço inoxidável 304L ou 316.

Misturador Estático

As unidades de mistura estática são eficientes tanto em misturas simples quanto em operações de transferência de calor e massa ou quando reações químicas estão envolvidas. Algumas aplicações são comuns e mais utilizadas em indústrias.

Abaixo seguem especificações para melhor orientação e escolha do misturador estático, a fim de atender as necessidades desejadas. É importante ressaltar que esses valores podem ser alterados, pois tudo dependerá exclusivamente do tipo de mistura a ser realizada.

Funcionamento Interno do Misturador Estático

Principais Aplicações do Misturador Estático

  • Mistura química;
  • Dessalinização bruta;
  • Injeção de aditivos.
  • Tratamento de Água (cloração, pH);
  • Tratamento de Efluentes;
  • Mistura de alimentos, polímeros (floculação), troca de calor, etc.;
  • Mistura de óleo ou gasolina;
  • Dispersão gás-gás e gás-líquidos;
  • Emulsificação.

Modelos de Misturadores Estáticos

Instalações de Misturadores Estáticos

Vídeos de Funcionamento do Misturador Estático

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept
For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept
Baixe nossa Apresentação

Tenha acesso a um conteúdo exclusivo sobre Misturador Estático