Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Misturadores Estáticos2018-04-27T17:38:17+00:00

Misturadores Estáticos

O que é um misturador estático?

É um equipamento instalado diretamente na tubulação, onde produzirá a mistura e a dispersão desejada, direcionando o fluído pelas peças internas do misturador. Os produtos ali adicionados são misturados através do princípio da energia presente no fluxo que, em contato com os dispositivos de misturas acoplados, promovem incessantemente a redistribuição e separação dos mesmos. Essa energia é proveniente de bombas instaladas anteriormente no sistema, deslocando assim para os misturadores o fluído.

Esses equipamentos são destinados às diversas aplicações no mercado, alcançando bons resultados e reduzindo significativamente os custos, baixa manutenção, instalação simples e segurança, garantindo total eficiência.

Sua estrutura é composta por um tubo (corpo) e por elementos fixados em seu interior em padrão geométrico (de acordo com o modelo do misturador). O equipamento é inserido em setores da tubulação onde passam os componentes a serem misturados. Esse fluído transcorre de forma contínua através da ação de bombas, para líquidos, ou sopradores, para gases. As unidades de mistura estática são eficientes tanto em misturas simples quanto em operações de transferência de calor e massa ou quando reações químicas estão envolvidas.

A vantagem principal da substituição de equipamentos usuais em relação aos misturadores estáticos é evidente no custo benefício, podendo chegar de 30% a 40%, considerando também a redução do espaço da instalação, pois se dispensa a utilização de tanques. Também não se faz necessário a presença de operadores e utilizam-se poucos sensores de vazão e temperatura. A manutenção é reduzida, pois não há desgaste de peças e componentes móveis.

Além dessas vantagens consideradas, o misturador possui uma vantagem adicional extremamente importante para o mercado industrial: a possibilidade de agitar qualquer líquido corrosivo, pois tanto o corpo como o enchimento pode ser construído de qualquer material.

As partes móveis presentes internamente no misturador determinam o tipo de mistura e qual a melhor utilizar, de acordo com os componentes a serem misturados. Dentre eles, os mais comuns em mercado são:

Elemento de Mistura tipo SMX

Esse componente é utilizado em regime de fluxo laminar, em mistura de líquidos de alta viscosidade, mistura e dispersão de líquidos com viscosidades consideravelmente distintas e no controle de reação com pequeno tempo de residência. Permite mistura intensiva em pequenos comprimentos ou na menor capacidade volumétrica possível de misturador.


Elemento de Mistura tipo SMV


Esse tipo de estrutura interna é utilizado principalmente em regime de fluxo turbulento, em aplicações tipo: mistura de líquidos de baixa viscosidade, dispersão de líquidos imiscíveis, promover contato gases/líquidos para transferência de massa além de aplicações onde há necessidade de se misturar aditivos ou inibidores em fluxos líquidos ou gasosos.

Elemento de Mistura tipo SMF

Especialmente desenvolvido para misturas contendo sólidos (inclusive fibras), garantindo desempenho confiável e o não entupimento. Dentre outras aplicações, estão inclusas misturas de floculantes químicos em depósitos de borra, mistura de produtos químicos em suspensão para a indústria de papel ou pedaços de frutas em alimentos viscosos. Além disso, sólidos podem ser homogeneizados em linha por gravidade.

 

Para cada aplicação existe um modelo ideal de misturador estático. A SNatural produz uma linha completa de misturadores estáticos flangeados ou roscados (BSP ou NPT) em tamanhos que variam de ¾” a 36” de diâmetro. Os misturadores estáticos são projetados sob medida para cada aplicação em aço carbono e aço inoxidável 304L ou 316.

As unidades de mistura estática são eficientes tanto em misturas simples quanto em operações de transferência de calor e massa ou quando reações químicas estão envolvidas. Algumas aplicações são comuns e mais utilizadas em indústrias.

 

Aplicações:
­– Tratamento de Água (cloração, pH);

– Tratamento de Efluentes;
– Mistura de alimentos, polímeros (floculação), troca de calor, etc.;
– Mistura de óleo ou gasolina;
– Dispersão gás-gás/gás-líquidos;
– Emulsificação.

Abaixo seguem especificações para melhor orientação e escolha do misturador estático, a fim de atender as necessidades desejadas. É importante ressaltar que esses valores podem ser alterados, pois tudo dependerá exclusivamente do tipo de mistura a ser realizada.

Misturadores Estáticos SNatural (outros modelos)

Modelo SN2000SS

Modelo SN2000SS

Modelo SN6000SS ( Flangeado )

Modelo SN6000SS ( Flangeado )

Modelo SN2000SS ( Flangeado )

Modelo SN2000SS ( Flangeado )

Misturadores Estáticos (Projeto)

Instalações Industriais


Principais Produtos SNatural, clique e confira:

 

?

  PRINCIPAIS PRODUTOS:  

  Aeração  

  ○ Filtros  

  ○ Produtos Químicos  

  ○ Ozônio  

  ○ Ultravioleta  

  ○ Flotadores  

  ○ Decantadores  

  ○ Separador Água-Óleo