Ozônio – Desinfecção de Água e Efluentes – Tratamento com Ozônio
Tratamento com Ozônio

Molécula de Ozônio
O ozônio é uma opção de desinfecção ambiental segura (água e ar), sendo conhecido desde 1837 e usado para desinfecção de água municipal na Holanda já a partir de 1893.
O uso do ozônio tem aumentado ano a ano substituindo o cloro, seu sucedâneo mais barato, que começou a sofrer restrições ambientais por gerar compostos cancerígenos organoclorados, subprodutos de reações com matéria orgânica como os trihalometanos (THM).
O ozônio pode ser gerado usando uma corrente alternada de alta voltagem descarregada na presença de oxigênio. Na natureza o ozônio é formado naturalmente com as descargas elétricas provenientes dos relâmpagos, que aceleram os elétrons do oxigênio do ar gerando o ozônio.
Características do Ozônio
O ozônio é um gás incolor, com odor característico e altamente instável (em água, tem uma meia-vida de 20 minutos a temperaturas de 20 °C). O ozônio é um poderoso oxidante e muito rápido na inativação de bactérias. O ozônio tem 1,5 vezes maior poder de oxidação que o cloro e é até 1500 vezes mais rápido na desinfecção. O ozônio, por ter uma pressão parcial inferior à do oxigênio é facilmente absorvido pela água.
Ozônio Desinfetante
O ozônio, enquanto desinfetante, se diferencia do cloro pelo mecanismo de destruição dos microrganismos: enquanto o cloro atua por difusão através da parede celular para agir sobre os elementos vitais no interior da célula, o ozônio age diretamente na parede celular, causando sua ruptura.
Principais Produtos SNatural, clique e confira: