Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Tratamento de Água e Efluentes2018-06-11T08:24:17+00:00

Tratamento de Água e Efluentes – Aquicultura: Biofiltro

Piscicultura: Decantador – Zona de Raízes – Aquaponia

Criação de Peixes (Tilápia) sem Renovação de Água

Criação de Bejupira

Criação de Bejupira

A piscicultura é atividade em expansão em todo o mundo. Entre seus problemas principais, aumentando doenças e reduzindo conversão, está a manutenção da qualidade da água, que determina em grande parte o sucesso da exploração.

Os peixes são sensíveis à falta de oxigênio, à poluição da água, à temperatura, à salinidade, dureza, acidez, entre outros, e podem interromper seu crescimento normal caso suas necessidades não sejam atendidas.

Os peixes consomem 1-2% ao dia de seu peso, em ração, produzindo fezes e outros metabólicos que alteram a qualidade da água. A presença de amônia, gás sulfídrico (H2S), ácido carbônico e outros poluentes, são formados na decomposição anaeróbia desta matéria orgânica e na própria atividade metabólica dos peixes. E por isso a decomposição deveria ser aeróbia para não afetar a qualidade da água.

Para tratamento efetivo desta água possibilitando seu reuso, a SNATURAL desenvolve estudos com aeração e filtros biológicos que possibilitam uma qualidade de água constante e renovada.

O Filtro Biológico por Leitos de Raízes é capaz de tratar esta água, de forma simples, permitindo seu reuso e recirculação em circuito fechado.

Produção de Peixes com Recirculação – Dados de Projeto

Para manter a qualidade da água com sistema de circulação, pode-se trabalhar com 30 kg de biomassa por metro cúbico (m³), a água do tanque deve recircular a uma taxa de 50% por hora.

Projeto para Tilápia:

Para um tanque de 10 m³ se conseguem 300 kg de peixe por ciclo; com abate a 500 gr/peixe se colocariam 660 alevinos/tanque a considerar uma perda de 10% por morte natural.

O decantador deve ter capacidade de 1 hora de detenção hidráulica proporcionando uma decantação das fezes e restos de comida. No caso 5 m³.

O filtro biológico deve ter 20% do volume do tanque , portanto, 2 m³ e a aeração do tanque de 150 a 200 litros de ar/min a 1 m de profundidade.

 

Exemplo de Projeto

Na cidade de Cotia, próximo a São Paulo, construíram-se 02 tanques somando 24 m3 de água com o objetivo de produzir 120 kg/m3 de peixe ao fim do ciclo de 6 meses, sem renovação de água. O projeto de tratamento da água é feito com filtro biológico por leitos cultivados e esta em pleno funcionamento. A qualidade da água se mantém com transparência de 50 cm e a amônia em 0,8 mg/litro. A aeração dos tanques se faz com aeração por ar difuso constante a 5 mg/litro.

 

Plantas utilizadas: Papiro, Junco, Taboa, Copo de Leite, Banana d´Água, Jibóia, Lírio do Brejo, Biri etc..Vegetais como a alface, o agrião também podem ser usadas gerando uma atividade em desenvolvimento a aquaponia. N aquaponia se usa os dejetos dos peixes como fonte de minerais para as plantas substituindo a adubação química normal. Tanto os peixes lucram com a limpeza da água como as plantas.

Projetos de Aquaponia

Projetos de hidroponia com produção conjunta de peixes (aquaponia) estão sendo implantados: Peixe e a alface com a mesma água, dobrando o faturamento sem adição de produtos químicos e adubos onde, no consórcio, as plantas se alimentam da rica água adubada retirando os elementos para seu desenvolvimento e, em contrapartida, os peixes lucram com a água limpa, cristalina e sem nutrientes. Poluentes como o nitrogênio e fósforo, responsáveis pelo desenvolvimento de algas, doenças e intoxicação de peixes são retirados para o desenvolvimento das plantas.

 

Num projeto de circulação de 2000 litros/hora se colhem 2000 pés de agrião ou alface em 20 dias com a produção de 200 kg de peixe por m3 de água. Este é um tempo recorde se considerarmos que na terra normalmente se conseguem estes rendimentos em 45 dias e na hidroponia em 25 dias. A qualidade do produto produzido é excelente, com aparência muito melhor e saudável comparada com a produzida em terra, em sistemas tradicionais.


Principais Produtos SNatural, clique e confira:

 

?

  PRINCIPAIS PRODUTOS:  

  Aeração  

  ○ Filtros  

  ○ Produtos Químicos  

  ○ Ozônio  

  ○ Ultravioleta  

  ○ Flotadores  

  ○ Decantadores  

  ○ Separador Água-Óleo