Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Filtro Biológico 2017-12-08T16:08:22+00:00

Filtros Biológicos no Tratamento de Água

Os sistemas biológicos de purificação da água com uso de mídia para desenvolvimento de microrganismos são eficientes para redução de matéria orgânica e de amônia (N-NH4) transformando a matéria orgânica em CO2 e a amônia em N2 (gás). Os filtros SNatural para lagos e tanques de produção de organismos aquáticos seguem os modelos de oxidação biológica em presença de oxigênio.

Cada modelo acompanha um tanque, a mídia necessária, as conexões de entrada e saída o sistema de distribuição de ar, os difusores (sopradores não inclusos). Pode ser colocado num sistema de circulação por gravidade ou por bombeamento com o ar e água aplicados de forma a proporcionar o melhor sistema de circulação da mídia e taxa de conversão biológica de ate 12 kg de ração /m3 de mídia ou 790 g de TAN/m3/dia (Nitrogênio total).

Especificações:

  • Área Total Superficial:750 a 800 m2/m3
  • Área Protegida: 450 a 500 m2/m3
  • Taxa Transferência Oxigênio:.8,5 g O2/m3/m
  • Taxa Nitrificação: 400 g NH4-N/m3/d (15 °C)
  • Taxa Denitrificação: 670 g NOX-N/m3/d (15 °C)
  • Taxa de Oxidação de BOD5: 6000 g BOD5/m3/d (15 °C, R ≥80%)

Recheios de filtros biológicos tradicionais, como a brita, podem ser substituídos com vantagens de volume e peso. Flutuante, mais leve que a água, a mídia, não sofre o problema de entupimento do filtro biológico.

Filtros Biológicos – Tanques

Considerando que a água de um tanque deve circular a cada 2-3 horas e que a mídia requer um tempo médio de contato da ordem de 6 minutos por m3 de água ou 75 litros de mídia por kg de alimento colocado, damos abaixo uma tabela de recomendação para os três modelos de filtros disponíveis:

Obs.: A biomassa ou quantidade de peixes (Kg) e a quantidade de alimento podem ser afetados pela temperatura, espécies cultivadas, taxa de alimentação, conteúdo de proteína, manejo e outros equipamentos instalados. Fácil de usar, a NatMídia da SNatural 600 circula dentro do filtro juntamente com o ar ministrado expulsando o dióxido de carbono.

A mídia é capaz de nitrificar (NH4 → NO3) e denitrificar (NO3 → N2) a amônia transformando-a em Nitrogênio (N2) liberado para o ambiente. Oxigênio, amônia e nitrito dão às bactérias possibilidade de crescimento funcionando como alimento para elas enquanto a mídia fornece suporte para o biofilme, a colônia de bactérias. Neste processo a amônia e nitrito são removidos da água à medida que a mídia circula pelo reator.

Cálculo da Mídia

Sistema de Purificação

Cada sistema (filtro) lança mão de um sistema de aeração: o Mini usa uma pequena bomba de circulação de água e um compressor de ar independente; os outros dois Filtros, 2 e 7, para tanques e lagos maiores, com maior biomassa, lançam mão de bombas de circulação de água que injetam a água e o oxigênio no filtro com bicos de ar, numa mesma operação.

A mídia suporta cargas orgânicas da ordem de 1,5 kg de ração (40% de proteína) para cada 100 litros de mídia/dia. Na prática usam-se relações conservadoras de até 5 kg de ração para cada 100 litros de mídia no reator. Considerar que temperaturas abaixo de 10ºC necessitam de maior relação mídia/ração pois há menor crescimento de bactérias.

 


Principais Produtos SNatural, clique e confira:

?

  PRINCIPAIS PRODUTOS:  

  Aeração  

  ○ Filtros  

  ○ Produtos Químicos  

  ○ Ozônio  

  ○ Ultravioleta  

  ○ Flotadores  

  ○ Decantadores  

  ○ Separador Água-Óleo