Filtração e Remoção de Ferro em Água Potável

Filtração de Ferro e Manganês com Naturox

No Brasil, em muitas regiões, as águas subterrâneas apresentam um excesso de ferro e manganês, particularmente em solos antigos e de aluvião, que ocasionam mau aspecto, coloração avermelhada à água e outros inconvenientes como sabor “metálico” e o desenvolvimento de bactérias ferruginosas.

O ferro é encontrado com maior frequência na forma de bicarbonato ferroso dissolvido na água apresentam-se com baixos teores de cor e turbidez em pH baixo, ricas em gás carbônico e com baixo oxigênio dissolvido.

As águas contendo ferro dissolvido na forma de bicarbonato ferroso na ausência de oxigênio são límpidas e de aparência agradável, após contato com o ar, entretanto, o bicarbonato oxida-se e precipita-se na forma de ferro insolúvel Fe3+ cujos teores estão numa média de  1,0 a 4,5 mg / l Fe.

Como na maioria das vezes o ferro esta presente junto com a matéria orgânica, não podem dispensar a filtração através de uma coluna de Carvão Ativado Granulado ( CAG ) que se apresenta como alternativa técnica economicamente viável para adequação destas águas.

Presença de ferro e manganês dissolvidos na água em contato com um oxidante como oxigênio do ar, cloro, ozônio, etc., dão à água tons de amarelo e gosto adstringente. Os padrões da Portaria 2914 do Ministério da Saúde permitem um máximo de ferro de 0,3 ppm e manganês abaixo de 0,1 ppm; fora das especificações  a água precisa ser tratada. ((1) Valor máximo permitido – VMP).

Teores acima de 2 ppm de ferro e manganês pedem cloração ou ozonização para oxidação completa destes minerais. A oxidação com cloro (hipoclorito de sódio) se faz com bomba dosadora ou via pastilhas de cloro. Para ferro abaixo de 2,0 ppm e manganês abaixo de 0,1 ppm e pH 7,5: A agua devera estar clorada com pelo menos 2 ppm de cloro; em relação ao pH, para remoção de ferro o ideal é de 7,5 e para o manganês 8,5. Se a água estiver fora destes padrões precisa ser ajustada com soda (NaOH) injetada com outra bomba dosadora. Obs.: Para situações de ferro de 2 – 5 e manganês abaixo de 2 ppm o filtro deverá ser sobre dimensionado.

Modelos de Filtros (Modelo PRFV – Polietileno reforçado em fibra de vidro)

Eficiência na remoção de partículas: entre 5 a 30 micra, (classe IV). – NBR ASTM 14.908/04 MS

Características Construtivas dos Tanques

  • Internamente composto por um tanque em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), certificado pela NSF para água potável, reforçado com fibra de vidro externa e resina resistente a radiação ultravioleta (UV).
  • Válvula de Comando:
    • Manual: 3 posições de operação – Filtragem, Enxague Rápido e Retrolavagem
    • Automática (opcional): Retrolavagem controlada automaticamente por tempo ou por vazão.
  • Crepinas: Feitas em polipropileno com ranhuras de 0,25mm
  • Retrolavagem: recomendado a cada 3 dias para uso continuo ou 1 semana para uso intermitente com tempo de retro lavagem médio de 5 minutos.
  • Vida útil dos meios filtrantes: Naturox (1 ano); Areia (1,5 anos); Zeólita Natural (6 meses); Carvão Ativado (5 anos)

Especificações Técnicas do Meio Filtrante – Naturox

Composição do meio filtrante: composto à base de zeólitos naturais, tecnicamente selecionados, processados, esterilizados e ativados, a fim de se obter uma alta atividade catalítica. A remoção do ferro e/ou manganês, se dá através do processo de oxidação e/ou adsorção.

Partes Inclusas na cotação (que acompanham ou são opcionais do filtro)

(*) a dosadora de cloro é obrigatória para a remoção de ferro e Manganês, para os outros filtros é opcional e não está incluída. (**) Para remoção de manganês o pH ideal é 8,0, caso seja necessário é obrigatório a instalação de uma bomba dosadora adicional para correção de pH.

Montagem Ilustrativa dos Filtros

(1)Bomba; (2) válvula de retorno; (3) registro; (4) Rotâmetro; (5) Manômetro; (6) Cabeçote automático; (7) Injeção de cloro; (9) Filtro; (10) dosadora de cloro; (11) Painel; (12) Bombona de cloro.