Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Compostagem em Avícola 2018-05-03T14:59:39+00:00

 

Compostagem em Avícola

Processo de Reaproveitamento de Carcaças de Aves

A Avicultura é um dos segmentos econômicos mais importantes no mercado atualmente. Este tipo de atividade cresce a cada ano, fazendo com que a manutenção e cuidados sejam cada vez mais modernizados. A diversificação da criação de aves, associado ao mercado promissor, desenvolveu diversas etapas de produção dessa carne.

Com o passar dos anos, o consumo de carne de frango aumentou significativamente no Brasil. No ano de 2003, o Brasil foi considerado o segundo maior produtor e exportador de carne de frango do mundo. O crescimento da avicultura no Brasil tem mostrado o desenvolvimento do agronegócio no país, pois a atividade agrícola reúne três elementos do capitalismo: tecnologia de ponta, eficiência na produção e diversificação no consumo.

Devido a esse crescimento, o mercado avicultor vem buscando soluções para aprimorar essa atividade sejam no ramo econômico/zootécnico e principalmente no ambiental. O destino dado às aves mortas em sistema de produção intensivo é uma pauta a ser discutida. Dessa forma, a compostagem de carcaças vem se mostrando uma alternativa adequada econômica e ambientalmente, o qual consiste em um processo natural controlado por microrganismo que transformam os resíduos orgânicos em adubo.

 

CASE II – Resíduos de Aves Mortas (Granjas Santana)

Os frangos mortos foram recolhidos das granjas em 5 dias consecutivos em 4 granjas com capacidade de produção de  40.000 aves cada. O peso médio de cada frango morto recolhido foi de 1,1 kg e um total do peso recolhido de 550 kg. Para dosar a bactéria precisamos calcular o peso e a umidade; para cálculo da cama de frango utilizou-se um balde de 20 litros que foi  pesado com a cama de frango e com as carcaças. Local de compostagem: Largura 1,50 cm; Comprimento 1,50 cm e Altura 1,40 cm; Peso total de ensaio: 1.168 kg. Ocupou 2/3 do total da área.

Resíduos de Aves Mortas

Resíduos de Aves MortasResíduos de Aves Mortas

A umidade é determinante para que a matéria orgânica entre em decomposição. Para tanto, é necessário que a mesma esteja em torno de 60%, para este processo em específico, onde apresenta uma camada de cama de frango seca com 12 baldes (peso 103kg), sendo o líquido de carne do frango 11 baldes (peso 110kg). Assim, foi necessário acrescentar 60 litros de água.

Matéria Orgânica em DecomposiçãoMatéria Orgânica em Decomposição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dosagens – No fundo do sítio de compostagem, coloca-se a cama de frango; em seguida, umidificamos o material. Adicionamos, com regador 60 litros de água sobre a camada de frango morto, quantificada em 213kg. Nesta água, dissolvemos 10 g do composto microbiológico (“bactéria”) de nome comercial BIOMAX. Os frangos mortos são cobertos com a camada de terra recém-preparada e umedecemos novamente.

 Terra Recém-Preparada

Resultados – Após período de 30 dias observou-se uma redução de 40 cm e sem restos do frango.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclui-se então que o BIOMAX, fornecido pela SNatural acelera o processo de compostagem, viabilizando assim uma alternativa de logística desses resíduos. Além disso, o produto não deixa resquícios químicos, pois é inteiramente biológico. O tempo de decomposição do frango morto reduziu significativamente de 120 dias para 60 dias, sem deixar resíduos ou restos das carcaças.

 

Esquema do Processo de Compostagem Utilizando BIOMAX SNatural

Esquema do Processo de Compostagem Utilizando BIOMAX SNatural

 

Principais Produtos SNatural, clique e confira:

 

 

?

  PRINCIPAIS PRODUTOS:  

  Aeração  

  ○ Filtros  

  ○ Produtos Químicos  

  ○ Ozônio  

  ○ Ultravioleta  

  ○ Flotadores  

  ○ Decantadores  

  ○ Separador Água-Óleo