Síntese Natural | Telefones: +55 (011) 5562.1669 / 5072.5452 / 5565.3254 |snatural@snatural.com.br
Compostagem de Resíduos Sólidos Vegetais2018-08-27T09:49:40+00:00

Compostagem de Resíduos Sólidos Vegetais Utilizando BIOMAX

Case do Método de Compostagem Utilizando BIOMAX

Processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal formando um composto orgânico com possibilidade de destinação agrícola.
A compostagem propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos. Esse processo permite dar um destino aos resíduos orgânicos agrícolas, industriais e domésticos, como restos de comidas e resíduos do jardim.


Esse processo tem como resultado final um produto orgânico (fertilizante), rico em substâncias húmicas, condicionador de solos para a agricultura, que melhora suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente.
Tal processo exige um local para fermentação do material e devemos propiciar um ambiente adequado em termos de condições fisicas, químicas e biológicas. Deveremos controlar principalmente o tipo de microrganismos, temperatura, pH, umidade e aeração, que devem estar de acordo, para finalização do processo e produção de um composto orgânico final.

Case I – Resíduos de Podas de Árvores Urbanas (Sítio Bom Retiro)

Preparação da pilha – Sugere-se que seja feita próximo ao local onde o composto final será utilizado e que haja água para o processo de umidificação. O formato e tamanho da pilha também podem influenciar no processo, assim as pilhas devem ser preparadas diretamente no solo, constituindo-se por camadas de poda de árvore, e por camadas de esterco, em uma proporção de 3:1 respectivamente. Deve haver também um espaço para revolvimento da pilha, bem como valas de escoamento para águas pluviais ao redor das pilhas. A pilha deverá ter tamanho de 1,5 a 1,8 metros para o volume atingir a temperatura ideal e ter formato cônico de topo achatado.

Preparação da pilhaPreparação da pilhaPreparação da pilha

 

 

 

 

 

BIOMAX – Coquetel de Microrganismos para acelerar a fermentação

É o produto utilizado para aceleração da decomposição de compostos orgânicos, formado por um coquetel de microrganismos, tais como Pseudomonas sp. e fungos filamentosos.

Recomenda-se uma quantidade de 1kg de BIOMAX para decompor 2.000 a 4.000kg de material orgânico. Para este tratamento em específico, mensurou-se uma quantidade de 0,3kg/m³, dividido em duas aplicações. Também se realizou o umedecimento a cada 3 dias, sendo que uma vez na semana revirou-se o material. Tal material apresentava densidade igual a 530kg/m³, portanto, de acordo com os cálculos, utilizou-se 0,5kg para cada 530kg de material.

 

Tratamento

 As podas apresentavam densidade de 530kg/m³. Logo, para cada metro cubico (530 kg de M.O), poderia utilizar 0,5kg do BIOMAX. Como foram utilizados 14 m³ do material (7.420 kg em massa de vegetal) daria um total de 3,7 kg de Biomax, portanto, na primeira aplicação foram utilizados 2 kg do BIOMAX e depois mais mais 2 kg de BIOMAX ,12 dias após a 1ª aplicação. Para a diluição do produto foram utilizados 400 litros d’água. (200 litros para cada aplicação ou 1 kg de Biomax para cada 100 kg de massa vegetal)

 

 

Conclui-se que a não oscilação do pH (7,1 para 6,4) confirma que o BIOMAX proporciona ao processo de compostagem uma estabilidade do material, implicando na aceleração do mesmo. Pode-se afirmar que, utilizando o BIOMAX, o período de compostagem passa de 1 ano para aproximadamente 2 meses.

 

 

 

Principais Produtos SNatural, clique e confira:

 

?

  PRINCIPAIS PRODUTOS:  

  Aeração  

  ○ Filtros  

  ○ Produtos Químicos  

  ○ Ozônio  

  ○ Ultravioleta  

  ○ Flotadores  

  ○ Decantadores  

  ○ Separador Água-Óleo